Acendeu a luz de alerta EPC no painel do carro com ele ligado. E, agora?

Você está dirigindo o seu automóvel e acende a luz de alerta EPC. Se isso aconteceu é melhor tomar as providências necessárias para não ficar no meio do caminho.

Por BORIS FELDMAN16/04/18 às 14h46

Com mensagens de alerta no painel do automóvel não se brinca. Principalmente se uma delas for a luz de alerta EPC. Você sabe o que ela indica?

[TRANSCRIÇÃO]

De repente acende uma luz no painel, aquela luz de alerta que, na verdade, são três letrinhas, não tem símbolo nenhum: EPC. O que significa e o que o motorista deve fazer? EPC significa “electronic power control”. Quer dizer que a central eletrônica, que regula todo o funcionamento do automóvel, está com alguma pane, tem algum sensor com problema ou algum componente interno dessa central sem funcionar corretamente. Isto significa que o dono do carro deve aproveitar que ele ainda está andando e ir imediatamente para uma oficina passar o carro no computador, para que seja emitido um diagnóstico do problema. Alguns automóveis acendem esse alerta e param poucos metros depois.

Luzes no painel do carro.
Modern illustration of instrument cluster

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

4 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Anderson 24 de junho de 2018

    Vcs pode me ajuda ta acendendo a luz do APC ja leve no mecanico passou o aparelho não mostra nada troquei filtro vela e cabo mais não melhorou

  • Carmen Maria Pereira Dias 1 de junho de 2018

    Boas Informaçoēs.

  • José Eduardo Cardoso 30 de maio de 2018

    Tecnicamente excelente as explicações sobre nossos carros e derivados, e o fazem de maneira simples e concisa, não deixam dúvidas sobre a matéria abordada. Gostei muito, obrigado pelas preciosas informações.

  • Gelson cordeiro da Silva filho 25 de maio de 2018

    Obrigada o que você está fazendo essencial

Deixe um comentário