Airbag estourado: dá para recuperar? Ou é picaretagem?

Leitor do AutoPapo questionou se é possível reparar um airbag estourado. Existe esse serviço? Ou quem oferece está fazendo uma picaretagem?

Por BORIS FELDMAN16/07/18 às 10h20

Leitor do AutoPapo questionou se é possível reparar um airbag estourado. Existe esse serviço? Ou quem oferece está fazendo uma picaretagem?

O Boris explica! Confira.


[TRANSCRIÇÃO]

Eu vou ter que repetir aqui a respeito da recuperação de airbags. Sabe o quê? Que ela não existe! É PI-CA-RE-TA-GEM! O airbag abriu? Pode sucatear e comprar um novo, que, por sinal, não custa barato. Quando a bolsa se infla, ela rompe a sua tampa no volante ou o painel, no caso do airbag do passageiro.

Ah, sim! Mas você viu uma oficina anunciando recuperação de airbags? Então chama a polícia, porque o que fazem é só voltar a tampa pro lugar, desligar alâmpada de alerta para os distraídos não perceberem que ela não se acendeu, e ainda cobram por essa irresponsabilidade, esta imoralidade.

É por isso que ao comprar um carro usado, fique atento com a luz do airbag. Se ela não se acender e se apagar alguns segundos depois, pode saber que tem alguma coisa errada.

airbag estourado não tem reparo!

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

6 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Edivan 20 de outubro de 2018

    Boa tarde meu carro voyage high 13/14 abriu airbag,e comprei outro Novo so pra colocar no volante!a perguntas eh: see eu colocar ele e encaixar os FiOS ele pode estourar!??? Digo Isso porque a Luz esta acesa e do lado do passageiro nao vou colocar nada.caso estoure quais Sao O’s FiOS pra ligar so a buzina??? Obrigado!!!

  • Helder 17 de outubro de 2018

    Não gostei do modo que se expressou. Vamos lá!
    Trabalho com manutenção de air bag, restauração de painel e bolsa do volante.
    Vamos lá! Primeiro que, se o cliente quiser colocar um kit air bag novo no lugar de um estourado, basta ele comprar em um desmanche autorizado (com nota e baixa) de algum carro sucata que por algum motivo foi para o leilao inteiro ou as vezes batido mas sem o impacto do air bag ocasionado para estourar.
    Para aqueles que não tem condições, ou não querem colocar o air bag no seu veiculo, ofereço o serviço de fechamento de painel. O mesmo leva tempo, um longo processo! Não é apenas “jogar uma colinha e uma tinta e está tudo certo.” Até porque, ninguém é OBRIGADO a colocar um kit air bag no SEU veiculo, correto?! Não há nenhuma lei que diz isso para você dizer que é “picaretagem”
    Respeite o trabalho do próximo. Se for para criticar, comece falando sobre os bandidos. Abraços!

  • Luiz Celso Branco 24 de julho de 2018

    Boa tarde
    tenho um Honda Civic 2015/16
    sou 2° Dono, e ouvindo suas informações sobre o airbag; decidi levar na concessionária e pomada minha surpresa o atendente disse ser mentira e este carro não tem recall, somente até o 2008. e estou preocupado ligo nas concessionárias e falam a mesma coisa, com quem falo, pra resolver isso, e ter certeza de que esta tudo ok.

    • Felipe Boutros
      AutoPapo 24 de julho de 2018

      Olá, Luiz.

      A própria Honda disponibiliza um site no qual é possível verificar se o seu carro está envolvido em um recall
      http://www.honda.com.br/recall

      Obrigado e abraço

  • Assis 16 de julho de 2018

    Então como explicar os milhares de kits completos de reposição de airbags existentes no mercado, inclusive para marcas premium (Mercedez, BMW, Jaguar etc)? Creio que a resposta está mal formulada, o que não tem conserto é a bolsa do airbag uma vez deflagrada. O painel é só por de volta no lugar com um pouco de cola apropriada, se necessário. Trocando tudo, até o módulo e os sensores, por produtos de mesma especificação, o veículo ficará em perfeitas condições de segurança e funcionamento, sem guambiarras.

    • Alexandre Carneiro
      AutoPapo 16 de julho de 2018

      Caro Assis
      O texto deixa claro que, caso o airbag seja acionado, deverá ser substituído. Ocorre que trocar o equipamento é bem diferente de recuperar uma bolsa já deflagrada: nesse caso, trata-se de picaretagem, e é exatamente isso que explicamos.
      Abraço!

Deixe um comentário