Amaciamento dos freios: é necessário fazê-lo após a troca das pastilhas?

Trocou as pastilhas de freio? Então, saiba que é preciso tomar certos cuidados nos primeiros 100, 200 quilômetros

Por Boris Feldman12/01/19 às 19h00

Você vai trocar as pastilhas do seu automóvel e aí surge uma dúvida: Preciso fazer o amaciamento dos freios?

[TRANSCRIÇÃO]

Poucos mecânicos e poucas oficinas se lembram de recomendar ao motorista um certo cuidado depois que as suas pastilhas de freio são substituídas. Que cuidado é esse? Quando se pisa no freio, essas pastilhas são pressionados contra os discos, esse atrito que faz o carro parar, mas faz também surgir mínimas irregularidades no disco.

Então, é importante o motorista saber que nos primeiros 100 a 200 quilômetros com as pastilhas novas é preciso ir com certo cuidado até que ela se assentem, até que haja um bom acasalamento entre a pastilha e o disco. Aliás, se esta recomendação vale para um carro zero, onde as pastilhas e discos estão novos, ela é ainda mais importante no caso de uma pastilha nova com o disco usado.

amaciamento dos freios
Amaciamento dos freios | Shutterstock

Leia também:

7 sinais que o sistema de freio tem problema

O sistema de freios dá sinais claros quando algo não vai bem. Muitos problemas são, literalmente, sentidos pelo motorista. O AutoPapo enumerou 7 indícios de que o carro não está brecando corretamente. Se você perceber algum deles, não perca tempo e procure rapidamente o seu mecânico de confiança. Afinal, a segurança do veículo não pode ficar para depois. Clique aqui e confira quais são esses sinais.

Fading dos freios

Você já ouviu falar em “Fading dos freios”? Em uma descida longa, os freios, se muito exigidos, podem superaquecer e provocar o ‘fading’. Clique aqui e conheça algumas medidas que podem evitar esse problema. 

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário