Cadeirinha: Ministério Público corrige leniência do governo

MPF-MG reduz prazo para obrigatoriedade do Isofix de 2020 para 2017

Por BORIS FELDMAN06/12/16 às 18h49

O Brasil é o país que faz de conta se preocupar com a segurança veicular. Tanto autoridades do governo como parlamentares e empresários, ninguém dá muita bola para o assunto a menos que esteja pessoalmente interessado.

O governo federal, quando toma alguma decisão relacionada com a segurança, é com anos de atraso em relação ao Primeiro Mundo. Quando toma…

Passou a valer, recentemente, a obrigatoriedade dos faróis baixos durante o dia na estrada. Essa era a regulamentação de alguns países, até uns dez anos atrás, quando surgiu o DRL, um sistema de iluminação para dar mais visibilidade ao carro com lâmpadas de LED que se acende automaticamente quando se liga a ignição. País nenhum manteve a obrigatoriedade dos faróis baixos, que consomem mais energia elétrica e ainda se ligam desnecessariamente as lanternas traseiras. Só mesmo no Brasil….

A exigência do ESC (sistema eletrônico de estabilidade), o sistema Isofix para prender cadeirinhas, o cinto retrátil de três pontos e apoio de cabeça para quem vai no centro do banco traseiro também chegaram com anos de atraso.

O caso do Isofix foi sintomático: as cadeirinhas antigas, que se dependuravam no cinto de segurança, protegem as crianças. Mas não se compara com a eficiência do Isofix, já presente em todos os carros importados há anos e até em alguns modelos nacionais mais modernos.

Quando o governo finalmente, no ano passado, exigiu o Isofix, submeteu-se ao prazo de cinco anos solicitado pelas fábricas para se enquadrarem nesta nova legislação. Ou seja, só em 2020 nossos carros seriam obrigadas a adotar o sistema.

Pois o Ministério Publico Federal em MG exigiu que o governo federal antecipe para 2017 esta obrigatoriedade. Sob a corretíssima alegação de que, quanto mais rápido o Isofix for implantado, mais mortes de crianças em acidentes rodoviários serão evitadas.


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