Calibragem dos pneus: inclinação do local interfere na sua verificação?

Para conferir a calibragem dos pneus, o carro não precisa estar no plano, como no caso da verificação do nível do óleo do motor

Por Boris Feldman22/02/19 às 06h15

Dúvida de muitos leitores: a calibragem dos pneus tem que ser conferida somente em local plano? A inclinação do carro pode interferir na sua medição?

[TRANSCRIÇÃO]

Explicaram para um leitor do nosso AutoPapo que quando ele chegar no posto, tanto a calibragem dos pneus quanto a conferência do nível do óleo do motor, devem ser feitos num local plano – o carro não pode estar inclinado. E ele quer saber: é isso mesmo? Não; é isso mesmo só em parte.

Porque para conferir o nível do óleo, puxando ali a vareta, o carro tem que estar no plano. Porque caso esteja inclinado, o óleo lá no cárter pode ir para um lado ou para o outro e distorcer o resultado – a vareta pode apontar mais óleo do que tem de fato, ou menos.

Mas, em relação a calibragem dos pneus a única observação é de que eles devem estar frios. Porque aquecidos, já tem o aumento da pressão com distorção da calibragem. Mas, tanto faz o carro estar ou não no plano.

Calibragem dos pneus
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário