O carro consome mais com o tanque vazio ou cheio?

O ponteiro desce mais rápido com o tanque vazio? O Boris diz que não

Por BORIS FELDMAN12/11/17 às 15h34

O ponteiro desce mais rápido com o tanque vazio? O Boris diz que não.

É verdade que quando o tanque de combustível está cheio, o consumo é aparentemente menor do que quando ele já está da metade para baixo? Por que o ponteiro desce tão devagar quando o tanque está cheio e depois desce mais rápido? É só impressão.

Não existe diferença de consumo se o tanque está mais cheio ou mais vazio. Uma teoria diz que quando o tanque está da metade para baixo, a evaporação do combustível é maior. Pode até ser, mas em quantidade desprezível, que não justifica o ponteiro descer mais rápido.

A explicação é que quando se enche o tanque até a boca, o nível do combustível vai um pouco acima de onde o ponteiro começa a marcar. Ou seja, o carro anda muitos quilômetros e consome alguns litros antes do marcador, lá no tanque, perceber uma redução do nível e acionar o ponteiro. Esses litros não acusados pelo marcador é que dão a falsa impressão de baixo consumo.

tanque combustivel cheio medidor tanque vazio

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

4 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Joao Roque mantovani 1 de março de 2018

    Discordo da afirmação do Michell, o veículo consome mais combustível quando o mesmo encontra -se vazio; pq quanto menor for a área vácua menor é a e vaporização.

    • Alberte 22 de junho de 2018

      A realidade desmente vc kkk fasa o teste e para de jogar dinheiro fora kkk.o porq eu nao sei mais tanque cheio a gasolina. Ai bora mais rapido. Coloca 20 quando cai na reserva depois mais vinte e marca quilometragem Depois você coloca 40 de uma vez e marca quilometragem você vai ver a realidade

  • Emerson 25 de fevereiro de 2018

    Realmente dá essa impressão mesmo!
    Boris, me tira uma dúvida: Comprei meu carro Chevrolet 0KM numa concessionária, e já faz um ano e dois meses que estou com ele, porém, notei que o rendimento dele caiu consideravelmente. Usando gasolina ele fazia em média 12 Km/L, (na cidade), e agora está fazendo 9 Km/L. Será que pode ser a qualidade do combustível que está influenciando, embora eu continue abastecendo no mesmo posto, ou isso é normal depois de um certo tempo de uso?
    Só uso gasolina aditivada da Ipiranga.

  • Michell 7 de fevereiro de 2018

    Quando o tanque está cheio o peso do carro aumenta o que faz gastar mais do que com o tanque vazio

Deixe um comentário