O catalisador pode incendiar o seu automóvel

Há uma marmita que pode botar fogo no seu carro. Claro que não é aquela "quentinha" para o almoço, mas outra presente nos automóveis

Por BORIS FELDMAN04/06/18 às 06h50

O catalisador é uma das peças mais esquecidas do automóvel. Além de conhecer a sua importância, vale a pena tomar alguns cuidados para que ele não ponha fogo no seu carro.

[TRANSCRIÇÃO]

Você por acaso imagina estar correndo o risco de ter seu carro incendiado por uma marmita? Mas, você vai retrucar dizendo que não usa marmita, você almoça em casa ou no restaurante, com prato, garfo e faca. Pois é, mas estou me referindo a uma outra marmita que é como também se chama o catalisador, que vai no escapamento do automóvel. Em alguns carros ela fica sob o assoalho, em outros ela já vai incorporada no coletor de descarga ao lado do motor.

O perigo está no primeiro caso onde o catalisador, a marmita, fica sob o assoalho. Como essa marmita alcança uma temperatura de centenas de graus centígrados, se o motorista inadvertidamente encosta sobre um pequeno monte de folhas secas ou de papéis velhos,  é perfeitamente dispensável explicar o que pode acontecer se ela encostar nesses montinho de materiais de fácil combustão.

O catalisador

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário