Chip no motor muda consumo, durabilidade e garantia

Boris tira a dúvida de um ouvinte quanto à instalação de um chip no motor para aumentar a potência, oferecida pela concessionária

Por BORIS FELDMAN16/12/17 às 13h39

Boris tira a dúvida de um ouvinte quanto à instalação de um chip no motor para aumentar a potência, oferecida pela concessionária.

Ouvinte do nosso AutoPapo diz estar em dúvida, porque a concessionária ofereceu a mudança do chip na central eletrônica para aumentar a potência do motor, e ele pergunta: “perco a garantia? Pois a concessionária jura que ela será mantida”. Sim e não. Você não perde a garantia nesta concessionária, mas se precisar levar o carro em qualquer outra, já era, pois o chip instalado pela fábrica consegue o melhor equilíbrio entre desempenho, consumo e emissões.

O novo chip pode até aumentar a potência, mas, fatalmente, vai aumentar também consumo e emissões. E pode até prejudicar a durabilidade do motor. Além disso, o aumento da potência pode exigir também modificações na suspensão e nos freios, que não foram projetados para um motor com maior potência, o que pode implicar em riscos para a própria segurança. É por essas e por outras que a mudança do chip implica na perda da garantia.

chip no motor de veículo e regulagem de potência consumo emissões

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário