Posso colocar pneus mais largos e mais baixos no carro?

Ouvinte questionou: o que interfere no rodar do meu carro se eu trocar os pneus originais por outros mais largos e mais baixos?

Por BORIS FELDMAN21/06/18 às 06h30

Seja por moda ou por acreditar que a alteração será benéfica, alguns proprietários de automóveis gostam de trocar os pneus originais por outros mais largos e mais baixos. Mas, aí fica a dúvida: o que isso irá afetar no carro?

[TRANSCRIÇÃO]

Dúvida de muito motorista é a influência do pneu no comportamento do automóvel. Então, quando chega a hora de trocar os pneus que estão rodando, porque já deram o que tinham que dar, ou trocar as rodas e colocar outras mais bonitas e esportivas, a loja oferece a opção de colocar rodas e pneus mais baixos e largos, e argumentam que o pneu mais largo e mais baixo oferece maior estabilidade.

É verdade? Sim, mas tem sempre o outro lado da moeda. Além de aumentar a estabilidade, o pneu mais largo aumenta também o consumo. E os de perfil mais baixo também dão mais estabilidade, porém reduzem o conforto dos passageiros, pois transmitem mais as irregularidades do piso para dentro do carro.

pneus originais por outros mais largos e mais baixos

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Pércio Guimarães Schneider 22 de junho de 2018

    Faltou informar que a troca de pneus por outros de diferente medida só podem ser feitas se seguida a legislação. Na largura deve-se respeitar o limite dos paralamas, e é proibido alargar os mesmos. No diâmetro, ser for de perfil mais baixo obrigatoriamente devem ser trocadas as rodas por outras, de maior diâmetro, de modo que o resultado final seja o mesmo diâmetro original (Resoluções 533/78 e 569/81 do Contran, dentre outras)

  • Adeilson Alves da Silva 21 de junho de 2018

    Boa tarde Boris tudo bem será que seria possível você mim esclarecer uma dúvida?
    Tenho um gol bola (1.0/8V motor Cht Ano 96).
    Solicitei ao mecânico que trocasse a valvula termostática desse veiculo pra minha surpresa não havia valvula então foi feito a instalacao da valvula e sensor do painel, mas mesmo após todo esse servico o marcador da da temperatura permanece oscilando pedi ao mecânico que revisse o serviço mais ele disse que não havia necessidade pois as peças eram novas e isso era normal, e o carro quando esta frio demora bastante pro marcado começar a trabalhar, O que eu queria saber se isso é normal ou se ainda existe alguma forma de corrigir isso, por gentileza preciso saber mais sobre esse fator de esta min tirando o sono,
    Estou cadastro no site do auto papo desde ja agradeço.
    Att:Adeilson Alves.

    • Boris Feldman 27 de junho de 2018

      Na verdade, é normal o marcador começar a mostrar a temperatura da água. Mas, à distância, não dá para saber se há uma anormalidade no seu carro. Se o ponteiro estiver acusando temperatura correta, de acordo com o manual, não há porque se preocupar.

Deixe um comentário