Como funciona o turbo nos carros compactos

Por BORIS FELDMAN30/04/18 às 20h50

Os motores com turbo também estão presentes nos carros compactos atuais.  Hoje eles estão mais potentes e econômicos graças a tecnologia downsizing. Entenda:

[TRANSCRIÇÃO]

Uma dúvida de muitos motoristas é sobre esses carros compactos que estão vindo com motor turbinado. Por que fica aquela velha ideia: turbo não é pra acelerar, não é pra pista, não é pra carro de boy? Depende. Se a fábrica turbina o motor para compensar uma redução de cilindrada, pra não perder o antigo desempenho, então o carro vai continuando do mesmo jeito. Ou até um pouquinho mais, com consumo igual, ou até um pouquinho menor, porque a turbina é movimentada pelos gases do escapamento. Ou seja, aproveitando uma energia que era jogada fora.

Então, se essa turbina é acionada, por uma energia que era desperdiçada, é claro que vai haver um ganho de eficiência. E, então, uma redução de consumo. A turbina foi, portanto, um elemento essencial na atual tendência de downsizing dos motores. Ou seja, reduzir cilindrada, consumo e emissões mantendo ou até melhorando o desempenho.

motores com turbo também estão presentes nos carros compactos

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário