Qualidade de concessionárias sai bem na fita do JD Power

Instituto de pesquisas norte americano JD Power, com filial no Brasil, divulgou uma recente pesquisa sobre a qualidade dos serviços de concessionárias no país

Por BORIS FELDMAN27/05/18 às 09h30

“Carroça apertada é que canta”: a profunda queda do mercado de carros zero km provocou quase um milagre no comportamento das concessionárias: numa guinada de 180º, a palavra de ordem hoje é atrair o cliente a qualquer custo, tanto para a venda de veículos, como para a assistência técnica. Chamada por elas de “pós-venda”, decidiram se dedicar e investir no atendimento da oficina.

Perceberam que, finda a garantia, a maioria dos donos sai correndo da rede autorizada em busca de assistência com preços mais razoáveis. Ajustaram então suas tabelas e investiram em qualidade e eficiência no atendimento para manter os clientes da marca. Uma tarefa não muito difícil, pois muitos deles afirmam estar dispostos a pagar um pouco mais para serem atendidos pela oficina autorizada, não só pela qualidade dos serviços e peças de reposição, mas também pela garantia oferecida. Só não concordam em pagar contas absurdas ao buscar o automóvel. As fábricas ajudaram, ao estabelecer um preço fixo para as revisões periódicas.

Pesquisa do JD Power mostra que consumidor brasileiro está satisfeito com qualidade das concessionárias

Deu certo: o famoso instituto de pesquisas norte americano JD Power, com filial no Brasil e em vários outros países, realiza enquetes frequentes para avaliar a qualidade e o preço dos serviços prestados pelas concessionárias de todas as marcas. E divulgou uma recente pesquisa feita no Brasil com cinco mil proprietários de automóveis novos, com resultados surpreendentes.

De zero até mil pontos possíveis, a média de satisfação dos clientes em relação às oficinas das concessionárias no Brasil ficou em 780 pontos. Qual o significado deste resultado sob o ponto de vista internacional? Ligeiramente abaixo dos EUA com 797. Mas acima, por exemplo, da Inglaterra que teve média de 744 pontos. E até da Alemanha, que marcou 732 pontos.

O resultado prático desta pesquisa é que o dono de um carro no Brasil já pode repensar em levá-lo à concessionária mesmo depois de vencido o prazo da garantia de fábrica, pois elas estão modificando sua postura em termos de preços e qualidade dos serviços prestados.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

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