Conheça as características da bateria do seu automóvel

Por BORIS FELDMAN19/05/18 às 07h30

Saber os significados das siglas da bateria é um diferencial na hora de comprar uma que melhor irá atender as suas necessidades. A amperagem é apenas uma, mais ainda têm duas que merecem a sua atenção.

[TRANSCRIÇÃO]

Ao trocar a bateria do seu automóvel você tem ideia de quais são as três características principais da bateria original que deveriam ser respeitadas na hora de ser substituída? Você não deve saber, mas não se preocupe, porque quase ninguém tem ideia disso. A característica mencionada por todas as lojas de baterias é a amperagem-hora, ela pode ter 45, ou 60, ou 90 ampere-hora. E a loja diz que a do seu carro tem 60 ampere-hora, “mas eu tenho aqui de 75 que vai funcionar muito bem no seu automóvel”. E pode mesmo funcionar sem problemas. Mas, quais são as outras duas características que ninguém dá notícia?

A primeira é a chamada CCA, que vem a ser a corrente para a partida a frio, capacidade que a sua bateria tem de fornecer corrente necessária para virar o motor de arranque depois do carro parado várias horas. E a terceira é a chamada RC, ou reserva de capacidade. O que vem a ser isso? Se eventualmente o alternador, o sistema elétrico do seu automóvel, deixa de recarregar a bateria ela ainda tem capacidade de continuar fornecendo energia elétrica suficiente para o seu carro continuar rodando durante algum tempo. Esse algum tempo pode ser maior ou menor exatamente em função dessa reserva de capacidade da bateria.

Saber os significados das siglas da bateria

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Paulo Roberto 4 de junho de 2018

    Excelente as dicas publicadas!

Deixe um comentário