Quanto tempo pode durar o motor do automóvel?

A durabilidade do motor de um automóvel varia de carro para carro e, principalmente de como ele foi utilizado. Além, dos cuidados básicos de manutenção

motor compass jeep
Por Boris Feldman
Publicado em 27/09/2018 às 06h15

Quanto tempo pode durar o motor de um carro? Bem, a resposta a essa pergunta depende de vários fatores que precisam ser levados em consideração.

[TRANSCRIÇÃO]

Quantos quilômetros roda o motor de um carro até abrir o bico, até pedir uma retífica? Essa resposta depende de muitos fatores, porque pra começo de conversa depende da manutenção desse motor. Foi sempre usado óleo correto e trocado na freqüência recomendada pela fábrica? E o combustível? O carro foi abastecido com gasolina ou etanol adulterados? E o peso do pé direito do motorista, que também conta?

Tudo isso influi decisivamente na durabilidade de um motor. E outro fator que pouca gente imagina é o seu tipo de utilização. Mas, como assim? Se o motor rodou 100 mil quilômetros, principalmente em estradas, ele tem um desgaste bem menor do que aquele que chegou no 100 mil quilômetros, rodando cada dia 5 ou 10 quilômetros pra lá de manhã, ficava desligado o dia inteiro, de noite mais 5 ou 10 quilômetros de volta pra casa.

Pois, o maior desgaste do motor é quando ele é acionado, depois de ter ficado horas e horas sem funcionar, e o óleo todo escorreu para o cárter. Por isso que o motor de um táxi, que liga e desliga toda hora, tá sempre quente e lubrificado, costuma durar muito mais, às vezes mais do que o dobro do motor daquele carro que sofre todo dia, de manhã e a noite, ao ser acionado sem nenhuma lubrificação até que chegue o óleo, que tinha todo ele escorrido lá pra baixo, para o cárter.

Quanto tempo pode durar o motor
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Janete 18 de setembro de 2019

Qual a durabilidade de um motor do polo sedan 2002/2003 feito há 4 anos?

Avatar
Juarez Veras 28 de setembro de 2018

Querido Boris na faculdade de engenharia (faz tempo) nós calculávamos a durabilidade do motor pela excursão linear do pistão. Excluindo-se claro o pé do motorista. O cálculo era independente do combustível utilizado. Motores a diesel aparentemente duravam mais, mas não, como sua rotação era menor, o seu ciclo em km era maior. Claro que de lá para cá houve aprimoramentos nos projetos e materiais. Mas isso não deve ter mudado muito a regra. Abraços

Avatar
Gilmar 18 de janeiro de 2020

Não entendi bulhufas a sua fala amigo, qual a conclusão? Abs.

Avatar
Alexandre 27 de setembro de 2018

tenho um etios sedan 2013 com gnv. Tem 250 mil km.

Avatar
Marcelo Braga 27 de setembro de 2018

Não entendo como é que o motor de um táxi pode ter tanta longevidade, pois é utilizado nas formas mais severas possiveis: transito pesado, liga desliga o tempo todo, todo tipo de terreno, buraco, terra, etc.

Avatar
Usuario 27 de setembro de 2018

Cadê o final do texto? Não respondeu nada e não concluiu nada.

Avatar
Deixe um comentário