Conheça os cuidados com o consórcio

Por BORIS FELDMAN23/04/18 às 12h37

A tão sonhada compra do carro através de um consórcio, por ser relativamente mais em conta, pode se tornar um pesadelo. É bom ficar atento aos detalhes.

[TRANSCRIÇÃO]

Eu já comentei aqui, recentemente, que consórcio virou um bom negócio porque os juros estão elevados e o crédito está difícil na praça. Porém, há uma série de cuidados a se tomar antes de entrar para um grupo de consórcio: o primeiro é que os vendedores nem sempre falam a verdade e assinam com uma facilidade para se levar o carro por lance, porque nos consórcios, ou você leva o carro por sorteio, ou na assembléia você dá o maior lance. Eles mostram valores de lances de últimos meses de um grupo, onde esses lances eram muito baixos, mas nos primeiros meses muitos consorciados dão lances relativamente elevados para levar logo o seu automóvel para casa.

Em segundo lugar, há que prestar muita atenção também na taxa de administração que varia muito de uma administradora pra outra e isso influi decisivamente no preço final que você vai pagar pelo seu automóvel. Porque no consórcio não tem juros,  mas tem taxa de administração que pode variar de 15, de 16, até de 20% sobre o valor do carro. Além disso, antes de aderir, procure saber no Banco Central se aquela administradora é idônea ou se em vez de carro, vai te deixar a ver navios.

compra do carro através de um consórcio
(Fabiano Azevedo/AutoPapo)

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário