Defeito no pneu altera a condução do veículo

Ao dirigir você percebe que o volante oscila bastante de um lado para o outro em baixas velocidades. Qual a razão para isso?

Por BORIS FELDMAN11/06/18 às 19h30

Alguns defeitos de fabricação dos pneus confundem os motoristas, levando-os a pensar que o carro está com um problema em sua manutenção. Mas, na verdade o vilão é o próprio pneu.

[TRANSCRIÇÃO]

Aparecem alguns defeitos no automóvel que o motorista percebe, mas não identifica a origem. Um deles é quando o volante, enquanto o carro está em baixa velocidade, começa a oscilar ligeiramente de um lado para o outro, mas quando se aumenta a velocidade do carro esse balançado, essa ginga do volante desaparece.

Atenção, pois não se trata daquela trepidação do volante típica do desbalanceamento das rodas. Esse balançar do volante pra lá e pra cá em baixa velocidade é provocado por um defeito de fabricação do pneu. É quando se diz que a banda de rodagem está deslocada, há um problema de aderência entre a banda e a carcaça. Se o motorista perceber essa irregularidade convém levar o automóvel a uma loja especializada para se fazer uma avaliação técnica, com sua possível substituição. Lembre-se: pneu é item segurança e com segurança não se brinca.

defeitos de fabricação dos pneus

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário