Devo fazer a troca do fluido de freio?

A substituição evita que o fluido de freio entre em ebulição

Por BORIS FELDMAN12/03/18 às 10h54

Um ouvinte conta que o mecânico não recomenda a troca do fluido de freio, mas isso não é verdade.

Nosso ouvinte diz que o mecânico contestou uma dica que eu dei aqui, que é de se fazer a troca do fluido de freio. Ele alega que esse fluido, assim como alguns outros, como o da direção hidráulica e o do câmbio manual, não precisam ser substituídos. Ledo engano. O mecânico tem razão quanto ao fluido da direção hidráulica e do câmbio manual, porém, o fluido do freio tem que ser substituído a cada dois anos.

Para fazer a troca, a quilometragem não tem importância., pode ter os 10 mil ou 100 mil quilômetros rodados. O prazo da troca não é determinado com base na quilometragem, mas pelo tempo de uso. Sabe por que? O fluido de freio é um líquido higroscópico, ou seja, ele absorve umidade e, por isso, acabam se formando pequenas bolhas de água junto ao fluido.

Quando usamos o freio, seu funcionamento alcança temperaturas elevadíssimas, e o fluido não pode ferver. Entretanto, isso pode acontecer se houver bolhas de água no fluido.

devo fazer a troca do fluido de freio

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

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  • Joel cruz 18 de junho de 2018

    Olá,li a matéria referente a troca de óleo freio espetacular,mas discordo sobre a troca do óleo de câmbio e direção hidráulica.Eles devem ser substituido sim com certa kilometragem,eles tem vida útil,perdendo suas propriedades e funções,exceto câmbio GM sintéticos não há aplicação troca do mesmo.

  • getulio lima 10 de maio de 2018

    ola bom dia o oleo do meu nao foi trocado estragou o autuador do pedal da embreagem tive um gasto maior com a peça deu corroão agora fiz a troca de tudo….

  • Fernando 12 de março de 2018

    Não é somente por isso Boris, o grande problema é a perda de eficiencia do freio quando o fluido está contaminado por água, devido à água não ser comprimivel. Essa situação a longo prazo pode danificar o cilindro mestre do freio, fazendo a conta com a oficina subir drasticamente.

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