Curiosidades sobre câmbio: conheça duas!

Muita gente não sabe em que marcha o carro atinge a maior velocidade

Por BORIS FELDMAN08/03/18 às 13h24

Se você perguntar para o dono de um automóvel qual é a marcha em que ele atinge a velocidade máxima, a resposta será, com toda a certeza, de que será com a marcha mais alta engatada. Em geral, a quinta ou a sexta. Ou, em carros caros e modernos, a sétima ou oitava. Mas será que a resposta está correta? Confira duas curiosidades sobre câmbio – manual e automático.

Ledo engano. Na maioria dos carros, a última marcha (ou as duas últimas, às vezes), são “de economia”, ou seja, permitem rodar em velocidade elevada com baixa rotação do motor, reduzindo o consumo de combustível. Nesta marcha, o motor em giro baixo não oferece potência, apenas o necessário para “empurrar” o veículo na rodovia, mal conseguindo vencer a barreira aerodinâmica que se forma à frente do automóvel para imprimir maior velocidade.

Confira duas curiosidades sobre câmbio - manual e automático
câmbio manual 5 marchas

Por exemplo, na maioria dos nossos automóveis com caixa de cinco velocidades, pode ter certeza de que a máxima será atingida não na quinta, mas na quarta marcha.

A segunda das curiosidades sobre câmbio está ligada ao automático. Nosso motorista, acostumado durante dezenas de anos com o câmbio manual de três pedais, não percebeu que tem dois pés e o carro automático dois pedais, de modo que faz muito mais sentido usar o direito para o acelerador e o esquerdo no freio.

Confira duas curiosidades sobre câmbio - manual e automático

É claro que há controvérsias e alguns insistem em que o correto é pisar nos pedais de acelerador e freio com o pé direito, deixando o esquerdo no descanso. O que provavelmente acontece com estes motoristas é que, depois de acionar o pedal da embreagem (mais duro que o do freio e que exige maior esforço) durante anos, nas primeiras tentativas de usar o pé esquerdo no pedal do freio, o motorista acaba pondo força em demasia e o carro dá um tranco ao ser freado. Mas, depois de duas ou três vezes, ele acaba acertando a pressão no pedal e se acostumando…

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

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  • Andre 12 de agosto de 2018

    Concordo em utilizar o pé esquerdo para o freio, porém, se o motorista está constantemene utilizando carro de cambio manual, então ele pode se atrapalhar e até causar um acidente.

  • ANTÔNIO TOMAZ GONZAGA 20 de junho de 2018

    Acompanho as dicas de vocês direto pelo rádio.
    E são de suma importância.
    Parabéns auto papo..!!
    Espero ver dicas e sugestões
    com relação a carro flex.
    Com kit gás.vlw.

  • Francisco Soares de Sousa 24 de maio de 2018

    Muito bom gostei muito, parabéns ao auto papo,aprendi muito com vocês sobre carro, muito obrigado,um abraço…

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