Por que o etanol “oferece” mais potência?

Boris tira a dúvida de um fã do AutoPapo: como pode o etanol "entregar" mais potência que a gasolina?

Por BORIS FELDMAN16/12/17 às 15h26

Boris tira a dúvida de um fã do AutoPapo: como pode o motor, quando abastecido com etanol, ter mais potência do que quando o que está no tanque é a gasolina?

[TRANSCRIÇÃO]

Nossos ouvintes estão mandando perguntas cada vez mais complicadas. Escuta só a última que eu recebi:

Por que o etanol, que tem menor poder energético que a gasolina, tanto que é vendido mais barato, quando se abastece com ele o carro flex a potência aumenta? Não deveria diminuir?

Sim. O álcool tem menor poder energético que a gasolina, porém uma octanagem muito maior. Os engenheiros se aproveitam disso para aumentar muito a taxa de compressão do motor. E, quanto maior a taxa, maior a potência.

Mas, tem seu preço. O consumo do etanol é bem maior e é por isso que muitos motoristas abastecem com a gasolina. O desempenho com ela é realmente menor, mas a autonomia é maior e se para menos vezes para abastecer.

combustivel etanol aditivado

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário