O etanol é um combustível mais limpo que a gasolina?

O etanol também emite o dióxido de carbono, o CO2 do efeito estufa, igual à gasolina. Porém, mesmo assim ele é mais limpo que o derivado do petróleo

iStock 811660992
Por Boris Feldman
Publicado em 07/09/2018 às 07h30

Já é quase senso comum dizer que o etanol é um combustível mais limpo que a gasolina. Mas, poucas pessoas sabem explicar o porquê.

[TRANSCRIÇÃO]

Afinal, perguntam os proprietários de automóveis flex: o etanol é ou não é mais limpo que a gasolina? Mas, ele também não emite o tal dióxido de carbono, o CO2 do efeito estufa, igual à gasolina? Sim, o etanol também emite o CO2 , porém com duas diferenças em relação a gasolina: primeiro o volume de CO2 emitido pelo etanol é muito menor, pois seu teor de carbono é também muito menor; em segundo lugar, as emissões de CO2 do etanol são compensadas pela cana-de-açúcar que, ao se desenvolver no campo, absorve da atmosfera esse mesmo dióxido de carbono que é emitido pelo escapamento do automóvel, pois o seu crescimento é a partir do processo de fotossíntese, que precisa do CO2 que está na atmosfera.

Então, não existem contas matemáticas precisas, porém admite-se que o que o carro quando queima etanol emite de CO2 de um lado, a cana-de-açúcar absorve mais ou menos o mesmo do outro lado. Outro motivo pelo qual o etanol é considerado um combustível mais limpo é também pelo teor mais baixo de carbono, que não provoca a mesma formação de depósitos carboníferos dentro do motor, como a gasolina.

O etanol é um combustível mais limpo que a gasolina
Foto Marcello Casal Jr | Agência Brasil
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ronaldo Oliveira 26 de março de 2021

Estou um ano é meio com meu carro nunca coloquei álcool tem algum problema se eu colocar agora

Avatar
Rafael Passador 25 de agosto de 2022

Pode sim, inclusive ajuda a descarbonizar o motor. Aprendi essa com um taxista com um corsa com mais de 300 mil km sem o motor ter sido aberto. Moro em Macapá e aqui a gasolina e o álcool têm praticamente o mesmo preço (economicamente não vale a pena usar álcool), mas mesmo assim se encontra álcool em alguns postos, pois as pessoas usam com essa finalidade, de limpar o motor.

Avatar
João Mario Cotas 22 de março de 2019

Otimo artigo, mas sem dúvida que o etanol é bem superior a quaisquer das nossas gasolinas tanto em octanagem e tb numa queima bem mais limpa e livre de carbonizações sem falar no preço dele que tb sempre foi inferior ao das gasolinas.
Como já dizem há tempos os preparadores norte americanos : Gasolina serve apenas para lavar peças e o etanol é para racing …rsrsrsrsrs!!!

Avatar
Joao mario 6 de outubro de 2018

Prezado e estimado Boris, acompanho o seu trabalho de longa data e o que percebo desde muito tempo é que o problema no Brasil é a pessima qualidade das nossas gasolinas propositalmente para baratear custos e para corrigir em parte essa péssima qualidade de refino das gasolinas nacionais, lascam esses exagerados 27% de etanol anidro que são vendidos a preço de gasolina.
Mas temos sim as boas gasolinas como a podium da Petrobrás e a Octapro da Ipiranga, mas a que preço exorbitante temos de pagar por essas gasolinas premijm se temos o etanol que dá de 1000000 a zero em todas elas e ainda custa bem menos ???
Mas isso a dona Petrobrás nunca nos explicou por pura conveniencia própria, infelizmente !

Avatar
Prof. JOHN 7 de setembro de 2018

Segundo, *
O etanol tem uma queima mais limpa, forma menos carbonização, mas tem uma lubricidade menor que a gasolina, então há uma tendência em forçar mais a bomba de combustível. Por outro lado, o que é conhecido é que se a pessoa usa o carro em trajetos pequenos na cidade, e o motor nunca chega na temperatura ideal, há um risco que o etanol se dilua no óleo lubrificante, então é recomendado trocar o óleo com mais frequência nesses casos, tanto que é recomendado pelo manual dos veículos. O etanol é melhor para potência, agora em trajeto de cidade com o motor frio, a gasolina é mais apropriada.

EDITADO

Avatar
Douglas Rodrigues da Silva 18 de abril de 2020

O motores Flex já são preparados para isso.
Pelo menos as motos, eu tenho uma moto que é Flex e até hoje nunca deu nenhum problema.

Avatar
Prof. JOHN 7 de setembro de 2018

Quando estava estudando na Miami-Dade Community College nos Estados Unidos, tivemos palestras, conferências e convenções sobre o etano, e foi ensinado pelos especialistas de que a crosta deixada pelo vinhoto por meio do etanol que vai no tanque dos automoveis, transforma-se em pó, e pelas esperiências estabelecidas, mostrou-se que, o etanol solvido no líquido do próprio alcool, dissolveu-se exatamente como o sal e o açcúcar. Assim sendo, sem dúvida alguma de que o etanol é mais limpo que a gasolina. Portanto, quanto a utilização do solo/alimentos, também citado pelo Éder nessa página, com todo respeito, não tem nada haver com a poluição do etanol.

Avatar
Marco 7 de setembro de 2018

Boa parte da adubação da cana é derivada de petróleo, bem como algumas fontes de energia relacionadas ao processo de produção e distribuição, isso foi mensurado?

Avatar
Éder 7 de setembro de 2018

Concordo com o texto em termos.
A produção de etanol gera vinhoto, que é altamente poluente e não foi citado. Devemos considerar ainda a utilização do solo cana x alimentos.

Avatar
Deixe um comentário