Exceder o limite de velocidade em 1km/h dá em multa?

O Boris esclarece que o excesso de 1km/h é pequeno demais para resultar em multa, já que há uma margem de tolerância

Por BORIS FELDMAN21/11/17 às 15h28

O Boris esclarece que ultrapassar o limite de velocidade em apenas 1km/h não gera multa, já que há uma margem de tolerância.

Eu, outro dia, conversava com um taxista e ele reclamou de uma multa que recebeu por excesso de velocidade. E disse que ele passou pelo radar a 61 km/h e que a máxima, naquele trecho, era de 60km/h. “Que absurdo”, ele disse, “fui multado por causa de 1 km/h?”.

Mas a verdade não é essa, pois a velocidade que já vem registrada na notificação, no caso dele de 61 km/h, já foram reduzidos os 7 km/h de tolerância concedidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), exatamente para resolver essas diferenças entre o radar e o velocímetro. Ou seja, o carro não foi multado porque passou a apenas 1 km/h a mais que o permitido, porém a 68 km/h, 8 km/h a mais que é permitido naquele local.

radar multa estrada excesso velocidade 1km/h

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Michel Macedo de Souza 10 de agosto de 2018

    Bom dia.
    Em uma via federal com limite de 80km, o rodar conatatou que tive a medicao realizada a 88km e o valor considerado a 81km. Posso recorrer, já que o limite ultrapassado foi de 1km? Esse é o entendimento?

Deixe um comentário