Fumaça na descarga? Reze antes de ir ao mecânico

A fumaça que sai pelo escapamento não significa necessariamente que o motor está queimado óleo; o problema mecânico pode ser mais simples

descarbonização
Por Boris Feldman
Publicado em 19/04/2018 às 19h12
Atualizado em 14/02/2020 às 20h04

Você está rodando normalmente no seu automóvel, sem aparentemente nenhum problema mecânico. Até que um belo dia, alguém te vê passando e depois comenta: “xi… seu carro está queimando óleo, pode levar para a oficina pois está na hora de uma retífica completa do motor”.

Você se apavora pois tem noção de que a conta da retífica costuma ser uma trombada no saldo bancário. Entretanto, guarde o pavor para mais tarde. Ao levar o carro para a oficina, o mecânico pode – depois de analisá-lo – emitir três pareceres:

LEIA MAIS:

1. Desregulagem leva a fumaça na descarga

A fumaça que sai pelo escapamento não se trata de óleo do motor sendo queimado, mas uma “senhora” desregulagem. Um excesso de combustível na mistura que está sendo injetado (ou carburado, nos carros mais antigos), pois existe uma proporção exata a ser mantida entre combustível e ar para uma perfeita combustão.

escapamento fumaca motor carro cores

Se falta ar ou sobra combustível, a queima será irregular e se manifesta pelo excesso de fumaça (escura) pelo escapamento. E também pelo excesso de consumo, perda de potência, etc;

2. Queima de óleo também gera fumaça na descarga

A segunda hipótese pode ser de queima de óleo mas sem a necessidade de uma retífica completa do motor. É quando o óleo queimado na câmara de combustão está vindo pelas válvulas. Neste caso, basta um reparo no cabeçote, às vezes tão simples que pode ser resolvido com uma simples troca dos retentores das válvulas.

Qualquer que seja o problema no cabeçote, o custo do reparo, em geral, não é elevado.

3. Óleo entra na câmara por baixo

É queima de óleo (nível da vareta abaixando excessivamente) e ele chega na câmara vindo de baixo, pelos pistões ou pela exagerada pressão no cárter. Neste caso, o motor terá de ser completamente desmontado e o custo do reparo será elevado, pois vai implicar na retífica de cilindros e eixo virabrequim.

E troca de pistões, anéis, juntas e bronzinas. E, eventualmente, bombas de óleo e água e vários outros componentes, caso o carro tenha uma quilometragem elevada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ebert 14 de março de 2023

Retentores de valvulas amigo

Avatar
Tiago 25 de abril de 2020

Troquei anéis, bronzinas, e o ainda continua um cheiro de óleo queimado no opala, mas não sai fumaça, o que pode ser?

Avatar
Deixe um comentário