Fim do câmbio automatizado: já vai tarde!

O abominável câmbio automatizado está sendo abandonado por todas as fábricas. Mas, cuidado: ainda está em usados e alguns novos mais baratinhos...

cambio automatizado argo drive gsr fiat png
Por Boris Feldman
Publicado em 23/03/2019 às 09h00

O mercado brasileiro reagiu dezenas de anos contra o câmbio automático, que ganhou fama (não sem razão) de difícil manutenção, preço elevado dos componentes (importados) e aumento de consumo.

Na década de 90, com a volta da importação, os carros automáticos mais modernos foram derrubando o tabu e o motorista começou a perceber sua vantagem, principalmente seu conforto e praticidade no trânsito urbano sempre engarrafado, que exige um constante aperta e solta o pedal da embreagem.

“Mãozinha” e “pezinho”

Mas o custo do automático limitava sua aplicação, restrita a automóveis maiores e mais sofisticados. A eletrônica trouxe uma solução para eliminar o pedal de embreagem de modelos compactos e mais baratos: o câmbio automatizado.

A caixa é exatamente igual à manual, porém controlada por um computador que “percebe” as necessidades de mudanças das marchas e aciona, hidraulicamente ou eletricamente, braços que acionam a embreagem e a alavanca de marchas. Como se fossem uma “mãozinha” e um “pezinho” escondidos.

O câmbio automatizado (ou robotizado) custa menos que o automático, é mais leve e reduz o consumo de combustível, pois  não tem o conversor de torque que substitui a embreagem nos automáticos. Porém foi derrubado por uma desvantagem: a mudança de marchas não se faz de forma confortável (ou macia), mas aos “soluços”. Ou trancos….

O sistema ganhou, no Brasil, nomes diversos: Dualogic na Fiat, I-Motion na VW, Easytronic na GM (logo apelidado de “Easytranco”) e Easy´R na Renault.

A Ford optou por outro sistema, bem mais caro e sofisticado, chamado Powershift, com duas embreagens e de funcionamento tão suave quanto o automático. Mas, um erro de projeto provocou vazamento de óleo e dor de cabeça para usuários, concessionários e fábrica, no mundo inteiro.

Logo apelidado de “powershit” (shit, merda em inglês), a marca decidiu abandoná-lo. Solução semelhante existe no grupo Volkswagen, que o chama de DSG (embreagem dupla, em alemão) mas apenas aplicado em veículos mais sofisticados. Marcas asiáticas também utilizam o sistema da dupla embreagem, sem problemas.

Quem ficou com automatizado?

Com a reação negativa do mercado e o custo decrescente do automático convencional (a japonesa Aisin, da Toyota, produz atualmente dezenas de milhões de unidades anualmente), os modelos brasileiros, mesmo os mais baratos, passaram a oferecer esta opção. VW, Fiat, Ford, GM e Renault abandonaram o automatizado. Hyundai, Kia e Toyota jamais o utilizaram.

O Powershift da Ford está hoje apenas nos modelos em fim de linha da marca: Fiesta e Focus. Mas não no  Ka, lançado com o automático . Na Fiat, apenas o Mobi, com uma versão um pouco melhorada do Dualogic, chamada GSR, ainda tem essa opção. Apesar do pomposo e sonoro nome em inglês (Gear Smart Ride) e da escolha de marchas por botões no console,  os trancos só arrefeceram um pouco…

Os recém-lançados Argo e Cronos também mantem o GSR nas versões 1.3, mas migrou para o automático nas demais. Na Volkswagen, só up! e Fox contam com o I-Motion, todos os outros já adotaram o automático.

Câmbio automatizado GSR ainda dá tranco
Câmbio automatizado da Fiat, o GSR

Vale a pena comprar um usado automatizado?

E os usados? Continuam rodando no Brasil milhares de carros com o automatizado. Problema para comprar um deles? Há registro de reclamações contra defeitos em todos eles, nada grave, em geral. Um test-drive pode ser suficiente para se perceber algum problema de funcionamento, além do tranquinho de sempre.

Exceção do Powershift, muito problemático e que obriga o dono a levá-lo sucessivas vezes à oficina. Na compra de um usado da marca, é conveniente verificar se conta com a garantia estendida concedida pela fábrica para Fiesta, Ecosport e Focus.

Fiat Cronos Drive 1.3 GSR: automatizado vale a pena? Testamos e respondemos!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
74 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Eduardo 27 de abril de 2021

Galera tenho uma Meriva SS easytronic… agora convertida para manual… olha funciona perfeitamente…

Avatar
Leandro Augusto Moggi 19 de junho de 2021

Quanto gastou para fazer a conversão?

Avatar
Hamilton César Ponsi Pereira 25 de abril de 2021

possuo o Renault Sandero Stepway 2016 com câmbio automatizado… qual o custo para transformar em câmbio manual?

Avatar
Ge 17 de novembro de 2020

Alguém sabe informar mais ou menos o valor da manutenção do automatizado uno Sporting?

Avatar
Warlei 9 de fevereiro de 2021

Nenhuma pois o câmbio não tem manutenção, o problema é os mecânicos, lembre não tem manutenção o robô, porém no Brasil tem poucos que são honestos.
Porém o custo de manutenção se paga com a economia de combustível…
Se fosse ruim será que os engenheiros de concorrentes comprariam?
Mas fica a dica..

Avatar
Michael Reis 15 de outubro de 2020

Bom pessoal cada um tem um ponto de vista quanto aos automatizados. Eu sair de uma sw4 e queria uma pick-up menor saveiro, strada ou montada. Sempre achei a strada adventure bonita e gostaria de continuar com o conforto do carro automático. Realmente o dualogic não é igual o automático, da seus trancos, as vezes parece que ele fica confuso quanto as mudanças das marchas mas tudo isso se resolve quando se utiliza as borboletas.
Ainda não precisei fazer manutenção no meu mas já pesquisei e vi que não é nada de caro e nem tem mistério.
Não minha opinião vai do gosto e da necessidade de cada um. Eu estou gostando e mesmo ele sendo um câmbio que necessidade de manutenções preventivas diferente de um câmbio com pedal de embreagem para mim está valendo a pena. Realmente a forma de dirigir faz diferença pois depois que você acostuma acaba você sabendo quando o câmbio vai fazer a marcha e alivia um pouco o acelerador sendo assim o encaixa da marcha fica perfeito.

Avatar
André 24 de julho de 2020

Tenho um uno way 2015 dualogic (botões), comprei zero, está com 240.000 km. Nunca me deu problema no câmbio, somente troquei a embreagem com 120.000 km (R$500,00 + R$300,00 de mão de obra). É bem econômico na cidade pois não é a tranqueira pesada para o motor como o automático convencional. Estou muito satisfeito.

Avatar
Rodrigo 5 de maio de 2020

Tenho um Grand Siena 2013 e nunca tive problema com o câmbio dualogic. Talvez o maior problema esteja entre o câmbio e o banco, pois, muitos condutores não sabem dirigir um carro semi-automático.

Avatar
Bruno Costa 22 de março de 2020

Infelizmente parou!! Num país pobre como o Brasil é muito difícil manter um carro, sobretudo automático. Não só sua autonomia é péssima mas todas as peças são caras e a Honda por exemplo vc tem que comprar original pois a paralela quebra no primeiro buraco. Tive três i Motion é nunca tive problemas de manutenção. E outra, um até me avisou quando a embreagem acabou. Carros muito bons, de manutenção barata e econômicos. Triste irem embora! Que venham os automáticos então. Vou ficar com o meu automatizado enquanto der.

Avatar
Rodrigo Otávio MARTINIANO 16 de março de 2020

Por gentileza, os câmbios automatizados I-MOTION, DUALOGIG, ou qualquer outro, primam pela manutenção simples, pois trata-se de um câmbio manual acoplado a um “robô”: ele atua igual a um câmbio automático, com a ressalva de não fazer correções.
Assim, em vista de a maioria dos motoristas não conseguir – AO MENOS – aprender o “poste-imaginário” nas curvas à esquerda, é cabível esperar, NUNCA conseguiriam suavizar o comportamento do câmbio automatizado através do acelerador.
Quem quiser, experimente premir (APERTAR LEVEMENTE) o pedal do acelerador, antes de aumentar a rotação, ou, reduzir de (N) para (N-1), de reduzir a marcha.
O câmbio automatizado é, DE FATO, uma evolução sobre o câmbio automático, e uma simplificação econômica.
Na hora em que as AUTOESCOLAS ensinarem – no mínimo – como “fazer” o “poste-imaginário”, aí, então, os “motoristas” (leia-se, “BARBEIROS”) iram entender quão simples é operar uma – OU MELHOR, DUAS – evoluções: (1ª) POSTE IMAGINÁRIO EM CURVA À ESQUERDA; (2ª) CÂMBIO AUTOMATIZADO.
Engº MSC Rodrigo MARTINIANO.

Avatar
Donizete 4 de novembro de 2020

Precisa conhecer a estrutura de um câmbio AUTOMÁTICO e também o seu funcionamento para comparar com qualquer I-MOTION OU DUALOGIC, pois só quem anda com os dois tipos automático e automatizado ,e em todas as situações e todas cargas, para poder apresentar uma comparação valida, e como na vida tudo que não presta morre por si mesmo.

Avatar
Vlademir Baltazar 22 de janeiro de 2020

O problema é a falta de mão de obra qualificada. Pode dar qualquer carro para o brasileiro ele não faz as manutenções recomendadas.

Avatar
Carlos 8 de janeiro de 2020

O problema não é o cambio automatizado, o problema é a maioria dos proprietários de carros no Brasil, só sabem sentar a bunda no banco e andar, manutenção preventiva zero! Já tive carros manuais, automáticos e automatizados, nunca tive problemas com nenhum deles, atualmente tenho um Palio Dualogic, bom pacas, só troquei o kit de embreagem agora com 95 mil km, nem precisei trocar atuador e o rolamento que vem nele! Se automatizados fossem ruins, não teríamos praticamente toda frota de caminhões europeus com câmbios automatizados. Enfim… me cansa estes “especialistas automotivos” *.

EDITADO

Avatar
Sebastião Limonge 21 de novembro de 2019

Tenho um Grand Siena 1.6 2014 Dualogic e também nunca tive problemas com o câmbio.

Avatar
Fernando Moreira 16 de outubro de 2019

Ahahahahahahahaha, os comentários são hilários.
Um monte de gente defendendo câmbio automatizado.
Senhores câmbio automatizado é na verdade um câmbio manual, no lugar do pedal de embreagem colocaram os atuadores “robozinho” para fazer a troca.
É lixo sim, e vocês não dão valor para o dinheiro de vocês em comprar essas tranqueiras.
Se realmente fossem bons a Toyota e a Honda usariam esses ditos câmbios automatizados.

Tipos de Câmbios:
Manual
Automático com planetárias
Powershift – câmbio com dupla embreagem.
Automatizados
CVT.

O CVT é o melhor câmbio já desenvolvido, existem gráficos que mostram a economia que esse tipo de câmbio proporciona.
Não estou discutindo se você gosta de uma dirigibilidade mais esportiva – se esse for o seu caso então o CVT não serve para você, vá de manual mesmo.
Porém com o preço dos combustíveis e com os altos índices de congestionamento em São Paulo, eu prefiro o CVT.
Falar que câmbio manual é para “macho” é na verdade falta de bom senso.
Ficar parado na marginal Tietê no meio do dia com o sol a 35 graus em um carro manual, me perdoe não é pra mim.
Sem contar que câmbio CVT e Automático não usa embreagem e sim conversor de torque ou seja, você nunca gastará com troca de embreagem.

Avatar
Lucas 4 de janeiro de 2020

Se vc não gosta é direito seu mas vale respeitar quem gosta pq o Dualogic é muito bom sim, tenho um Palio e é a melhor adaptação ja fwita já que o melhor câmbio é o manual.

Avatar
Ivete 13 de janeiro de 2020

Só gastará 1300 com a troca de óleo , mas estamos falando de quem tem dinheiro e não sabe oq éa necessidade da falta do pedal e não ter grana para o automático .

Avatar
Denilson Antunes Rodrigues 25 de abril de 2020

Fernando Moreira . você não deve ter conhecimento pra falar .o câmbio de dupla embreagem e excelente.faztroca mais rápido que automático.carros como Ferrari lamborghini.porche e outros super esportivos usam tenho um Focus paweshift e não tenho nenhum problema

Avatar
Adriano 7 de fevereiro de 2021

Falou tudo..é lixo mesmo
Serviço de preguiçoso da montadora
Quem tem fala que é bom mas eu não compro esse abacaxi.
O carro tem valor de revenda pior do que um manual.

Avatar
Adriano 7 de fevereiro de 2021

Eu falo com propriedade porque ajudei um cara desencavalar o easytronic da Meriva dele.. outro me troca embreagem do powershift caríssima duas vezes em 20 mil km.

Pode comprar qualquer at4 antigo que o câmbio dura 300 mil km sem dar problema

Avatar
Marcelo Hoje 4 de outubro de 2019

Excelente reportagem, parabéns!

Avatar
Nelson Pinheiro 13 de setembro de 2019

Olá, gente. Estou com interesse em adquirir um Reanult Logan Easy R 1.6 Automatizado. Vcs me indicam a compra ou acham que é cilada?
Desde já, agradeço!

Avatar
Carlos 26 de setembro de 2020

Isso é uma Cilada Bino……

Avatar
Rafael gregolate 30 de julho de 2019

Tenho um grand Siena 2016 1.6 câmbio dialógico, já aos 66.000 kms apos o termino da garantia, o carro simplesmente parou não mudava nenhuma marcha, levei até o concessionário e não me garantirao nada, paguei todo o serviço, o robô disco de embreagem platô e óleos,e mão de obra, cerca de 4.000.00 mil reais, pasmem os srs, o Grand Siena esta agora com 80.000,00 mil km e esta novamente apresentando os mesmos problemas, levei novamente a concessionário,me telefonaram dizendo que se o disco estiver queimado a culpa é minha porquê eu não sei dirigir,hoje é 30/07/19 se a resposta da concessionária amanha, se disserem que o problema do carro realmente é meu vou chamar a Polícia e fazer um boletim de ocorrência, vou ver meus direitos e procurar o procom a concessionário é a alpinia rib preto SP.

Avatar
Joao 5 de janeiro de 2020

Rapaz toda concessionária de Ribeirão é lixo oq eu já tive de dor de cabeça com a santa Emília

Avatar
Odil 23 de julho de 2019

Como comentou o colega Bruno Rafael, o maior problema dos automatizados está atras do volante. Muitos avaliadores dos canais automotivos, ou avaliam conforme opinião de quem não se adaptou ao sistema automatizado, ou simplesmente não dirigiram o carro por tempo suficiente para se acostumar com as características. Dizer que o carro dá “tranquinhos” nas trocas de marcha é um exemplo. Se pisar como num carro com câmbio automático, encontrará sim algum incômodo, da mesma maneira que terá incômodo na troca de marchas de um cambio manual, sem tirar o pé do acelerador. Deu para entender? O motorista deve se acostumar com o carro e utilizar os “truques” para extrair o máximo de conforto e economia desse sistema. Do mesmo modo, que um motorista que não está acostumado com um câmbio automático deve se acostumar com truques para ladeiras íngremes. Eu estou adorando os 10mil km no meu Cronos e testei os concorrentes antes da escolha.

Avatar
Ricardo 23 de julho de 2019

Nunca pensei que eu fosse ler tanto e ver tantos videos no youtube sobre o cambio gsr… e, graças aos testes drives que fiz, nao achei tao desconfortavel quanto falam e encenam nos videos (vale lembrar que, também, li e assisti muita gente falando bem do cambio). Ressalto também que meu carro anterior era um manual… Porem, estou muito feliz com o cambio, com a economia. Assim como numa manobra a gente percebe o tamanho do carro, começamos a entender seu funcionamento num todo, inclusive o do cambio. Para quem sai de um manual e pega um automatizado, ri até as orelhas… e concordo que os automaticos sao muito mais precisos, mas convenhamos, o GSR não é esse monstro que pintam por aí… os demais, já nao sei…

Avatar
Bruno Rafael 22 de julho de 2019

acho que o problema dos automatizados são as pecinhas atras do volantes, tenho um stilo 08/09 82km nunca estragou, como eu disse, problema é a pecinha atras do volante

Avatar
Dirceu Guedes 9 de setembro de 2019

Também acho

Avatar
Bruno 16 de junho de 2019

Tudo depende do poder aquisitivo do brasileiro!! Se por um lado o câmbio automático era repelido porque faltava dinheiro na hora da compra ou por outro motivo qualquer, o automatizado veio preencher um espaço que os brasileiros realmente esperavam. Fácil fazer comparações com países de primeiro mundo onde o salário mínimo é muito superior ao nosso. Onde o custo de um veículo é bem menor do que no Brasil. Certo que montadoras de ponta utilizam o automatizado de dupla embreagem que são praticamente automáticos. Eu não me importo de utilizar um automatizado, pelo contrário, tenho hoje um gol 1.6 que faz na estrada com ar ligado 15/ km rodado. Nunca terei essa marca em nenhum automático. Já tive vários Civics etc. Acho que quem repele o automatizado deveria gastar o dobro pra não ficar insatisfeito.

Avatar
Paulo R Santos 31 de maio de 2019

Estou para comprar um Up move automatizado 2016, o que vc acha desse modelo de câmbio no Up?

Avatar
Alexandre 24 de maio de 2019

Percebendo a qualidade e alto nível técnico do autor, gostaria de perguntar se em um câmbio dualogic em modo “automático” sofre avaria no seu “robô” se eu antecipar a troca de alguma marcha (como se estivesse no modo manual). Grato

Avatar
Pedro 18 de abril de 2019

O povo fala mal de câmbio automatizado porque aqui no Brasil só tem porcaria…
Salvando o DSG da Volkswagen e agora o automatizado da New Tucson ambos de dupla embreagem…. Marcas como Porsche, Ferrari e etc… Tem automatizados!!!
O carro reponde muito melhor que automáticos…
Nesses automatizados uma embreagem fica por conta das marchas pares e a outro por conta das marchas ímpares….

Avatar
Dirceu Guedes 9 de setembro de 2019

Eu tenho um Argo GSR. O Carro é show. Anda bem e o robozinho faz seu trabalho muito bem. Estou comprando outro e GSR também.

Avatar
Angelo 28 de março de 2019

Fim do câmbio automatizado: já vai tarde!
Obrigado Sr. Boris por ter publicado sobre esse tipo de problema que davam em câmbios automáticos em específico da linha Ford Focus. Estava pensando em comprar um Ford Focus automático, e ao ver a publicação, se eu não me engano em 2017 para 2018, resolvi e comprei um com câmbio manual mesmo.

Avatar
Christian Parnoff 27 de setembro de 2019

Vejo cada vez mais que se alguém fizesse um canal ou quando posta sua opinião particular positiva sobre alguma coisa, não dá midea, resolvi responder neste comentário porque não achei onde escrever em separado, agradeço a opinião dos participantes e disponho da minha experiência com Power shift, tenho um fiesta 2015 85.000 km, rodando sem dó, fasso até hoje 13 por litro na cidade e chego a 18 na estrada, conforto, suavidade, agressivo se preciso, minha esposa quer um suv e eu estou com dó de sair deste que nunca me incomoda, acho que tem muito comentário depreciativo porque quem tá bem com ele não chama atenção.

Avatar
Luis Claudio Dias dos Santos 28 de março de 2019

Pra complementar e finalizar.

O carro que eu queria na vida é um carro com câmbio somente manual, mas com trocas por borboletas no volante, e com embreagem (eu disse embreagem, “embreagem”, EMBREAGEM!) automatizada, à la o Mercedes classe A que era feito em Juiz de Fora.

Avatar
Luis Claudio Dias dos Santos 28 de março de 2019

Do texto: “a japonesa Aisin, da Toyota, produz atualmente dezenas de milhões de unidades anualmente”

Segundo a wikipedia a holding Toyota tem 30% da Aisin Seiki.

https://en.wikipedia.org/wiki/Aisin_Seiki

Isso, sob qualquer ótica, não permite citar que a Aisin é “da Toyota”.

Avatar
Luis Claudio Dias dos Santos 28 de março de 2019

A grande verdade ninguém diz: homem de verdade (e vejam nos comentários que só homem vem ler isso aqui) usa câmbio manual. Querer parar de trocar no trânsito é frescurinha de boiolas.

Avatar
Ivete 13 de janeiro de 2020

E de quem tem problemasde saude , vc se esqueceu , vai ter seu pe esquerdo dormente e sua opiniao mudara , a dor e a falta de dinheiro faz vc nao sentir os trancos q muitos disseram ai .

Avatar
Rafael 28 de março de 2019

Acho engraçadim o pessoal que dançou com essa joça empacada na garagem vir aki tudo com mimimi,kkk Fui!

Avatar
Reinaldo Ferreira 28 de março de 2019

O câmbio GSR, melhorou muito, ainda não é tão bom quanto o automático convencional, porém quando se tem a opção de trocar as marchas manualmente nas borboletas atrás do volante ele é perfeito, simplesmente desaparece os soluços e o consumo de combustível permanece igual ou melhor que um câmbio manual. Pelo menos foi o que tenho notado em meu Mobi GSR.

Avatar
Fernando Vechio 27 de março de 2019

Acho que este Boris tem problema.
Vive criticando os automatizados, em especial o power shift sem se atualizar da solução e o verdadeiro motivo por negligencia da propria ford e não pelo projeto em si….
Pois saiba que a mais de 3 anos a new Tucson vem com o tal dual clotch que nada mais é que de dupla em embreagem sem nenhum tipo de problema ?
Agora a Caoa cherry com o TIGO 5 E 7 também com o mesmo tipo de cambio e esta é um dos atrativos e qualidade dos modelos, inclusive já elogiado pelo proprio Boris.
Acho que este senhorzinho deveria se aposentar mesmo, já não consegue mais se atualizar e prefere se manter na posição de conforto falando besteiras

AutoPapo
Boris Feldman 28 de março de 2019

Fernando,

Talvez você não tenha percebido que, ao criticar o câmbio automatizado, eu me referia especificamente aos monoembreagem. O câmbio robotizado de dupla embreagem (DSG da VW, Powershift da Ford, PDK da Porsche e outros) podem ser considerados como o “estado da arte” do câmbio automático. Infelizmente, os engenheiros da Ford escorregaram no projeto do Powershift e o câmbio saiu com problema de vazamento de óleo. Porém os outros de dupla embreagem são excepcionais e, para seu governo, eu já rodo há muitos anos, e até hoje, com automóveis com câmbio DSG. E jamais tive nenhum problema.

Avatar
Acacio 25 de março de 2019

Tive um Focus Fastback Titanium 2016 e posso afirmar com toda certeza: Foi o melhor cambio que já desfrutei. DIVERTIDÍSSIMO… Concordo com o Antonio Lima. Uma pena a Ford abandoná-lo.

Avatar
Lauro 25 de março de 2019

Eu tenho o meu fiat bravo a 3anos e com 77Mkm nunca de problemas. É gostoso de dirigir principalmente no modo manual (borboleta ou alavanca) e durante as reduçoes (freio motor forte). É cambio para motorista que “pensa” (qual marcha mais adequada na situaçao) e dirige prestando atençao. Coisa raro hj em dia no transito.

Avatar
Alex 25 de março de 2019

Tive um Grand Siena Dualogic, por 4 anos sem nenhum problema com o cambio, o que incomodava era a imprecisão da troca de marchas que eu corrigia com a troca de marchas pelas borboletas que tinha no volante, o incomodo era maior principalmente em subidas que ele ia em primeira e não trocava nem a pau para segunda, mas fazia essa troca manualmente nas borboletas, fora isso nunca tive nenhum problema mecânico com esse cambio.

Avatar
Cláudio Oliveira 24 de março de 2019

Tenho um Corolla 2018/2019, o CVT dele é sem tesão, não dá gosto de dar aquelas cutucadas no acelerador esperando uma reduzida e aquela colada com as costas no banco, já o Tracker da minha esposa 2017/2018 tem o motor 1.4 Turbo com o câmbio automático de seis marchas da GM, esse sim dá prazer em cutucar o acelerador, infelizmente o mercado está voltado para os CVTs, mas no meu próximo carro, se eu puder escolher um automático, escolherei. Agora desculpem-me os proprietários dos automatizados, isto foi erro de projeto, temos um companheiro de trabalho que comprou uma Meriva com a droga do Easytronic, somos taxistas, o carro dele não saia da concessionária, dava até dó, o cara ficou traumatizado, se falar em automático para ele o cara xinga, ele tem uma Spin manual atualmente. Abraços.

Avatar
Alexandre 25 de janeiro de 2021

Claro, ele só levava para mexanicos arrumar o carro. Estes ai são da nova geração, plug and play, tudo na mão e mastigado. Vão mandar arrancar o sistema todo do cambio (Embragem, Atuador/robô e transmissão) e colocar um novo e quanto custa tudo isso? Por volta de 5 mil reais no mínimo. E a real é que a maioria dos carros inclusive a Meriva basta trocar kit de embreagem, limpeza do sistema, troca do óleo de Atuador e transmissão e reprogramação. O carro voltará a ser como zero e isso não custa 1.200-400 reais com peças e manutenção DECENTE. Não seja gado, se informe.

Avatar
Alexandre 25 de janeiro de 2021

Ah, e antes que fale que isso é caro: R$ 1.500,00 máximos a cada 100 mil km no Automatizado simples. R$ 1.500,00 em média a troca do óleo de transmissão e filtro do seu CVT ou AT6 GM a cada 30 mil km. Em 100 mil km vc terá gastado R$ 4.500,00 só com manutenção preventiva do câmbio automático convencional sem contar demais custos. E não me venha dizer que Toyota é indestrutível ou fará o desserviço de vender com essa quilometragem sem ter feito tais manutenções. Adimitirá que é igual ao seu companheiro da Meriva, ouve o tic-tac e fica aguardando a bomba explodir ou pior: passa a batata quente para outro. Refazer um AT convencional? R$ 8.000,00.

Avatar
Cícero Jr 24 de março de 2019

Boa tarde amigos que gostam do sistema dualogic!
Tenho um Punto 1.8 dualogic ano 2011 etorq, está com 156 mil km e a primeira manutenção no sistema foi com 140 mil km….com um mecânico honesto você não terá problemas! Só para informação…a embreagem é original!
O problema é o sistema dualogic ou o lugar que levam?
Att.

Avatar
Evandro 24 de março de 2019

Verdade.

Avatar
Cesar 4 de janeiro de 2020

Depende muito também do motorista que usa o carro. Parabéns!

Avatar
Jackson 28 de maio de 2021

Amigo eu comprei um punto exatamente igual o teu dia 21/05/2021 está com 97mil km sou terceiro dono o segundo dono fez 7 mil km só eu peguei ele agora estou me adaptando aos detalhes de manusear na pista sou bem cuidadoso com meus carros, quanto ao gasto que vc teve qual foi o valor na manutenção do teu carro? O meu eu sinto quando está reduzindo marcha uns estralinhos na troca de marcha bem mínimos, já aconteceu com o teu também? Eu vou levar na especializada pra eles dar uma olhada. Me passa sua experiência sobre essa troca de marcha quando está reduzindo. Obrigado.

Avatar
EUGENIO VIEIRA 24 de março de 2019

Vocês não avaliaram nunhum GSR. Como podem emitir uma opinião tão desfavorável?

Avatar
Evandro 24 de março de 2019

Verdade.Tenho um Grand Siena Dualogic 2013 com 112000 km e não tenho o que reclamar.
Considerando o tipo de carro e valor é show.
Há sim uma pequena demora na troca, porém nada relevante.
Econômico, trocas suaves quando sabe operar esse tipo de câmbio e tem uma velocidade final excelente, dando tudo que marca 220 km/h.
Fácil e barato de mexer quando o profissional é preparado e honesto.

AutoPapo
Felipe Boutros 25 de março de 2019

Olá, Eugenio. Não escrevemos matéria sem embasamento. No fim da matéria, por exemplo, tem um vídeo no qual avaliamos um Cronos 1.3 GSR.

Obrigado e a braço

Avatar
Maicon 5 de setembro de 2019

Olá Felipe Bom dia
Estou pensando em comprar um cronos
1.3 gsr..
O que vc me diz desse carro

AutoPapo
AutoPapo 5 de setembro de 2019

Olá, Maicon. Sugiro que você assista a avaliação que o Felipe fez do Cronos no link https://youtu.be/INoy1m_c0ak

Obrigado e abraço

Avatar
Eugenio Vieira 24 de março de 2019

É o fim da picada. O que o preconceito com coisas novas pode fazer. Mais um canal demonizando os automatizados injustamente. Ou não Sabem dirigir ou nunca dirigiram um. Nós tempos de racionalidade é uma pena pois além de ser muito mais econômico é mais barato. É a guerra comercial.

Avatar
Wilson 24 de março de 2019

Possuo um sandero expression easy r 2015 e nunca tive esses problemas que os experts vivem falando. Carro com trocas macias e aos 69 mil km nunca apresentou qualquer tipo de problema continua como novo. Manutenção zero. Não dá para ser melhor que isso.

Avatar
Fernando 25 de março de 2019

Boa tarde.,
Tive um fox imotion, infelizmente não tive sorte em 5 anos quebrou 3 x e na última gastei R$ 3500,00 não quero nunca mais.

Avatar
Antonio Lima 23 de março de 2019

Tive um EcoSport powershiht por cinco anos. Sim passou pelo recall do câmbio, mas peguei a manha e não deu mais problemas, sabendo usar não vai trepidar e em matéria de funcionamento no trânsito, essa dupla embreagem deixou muita saudades. Foi o câmbio mais preciso e mais divertido que já usei, e olha que por força do meu trabalho, posso dizer que conheço todos os câmbios do mercado. Pena que ao invés da Ford arranjar uma solução p a trepidação, resolveu tirá-lo de linda… E perdemos o câmbio mais divertido do mercado.

Avatar
EUGENIO VIEIRA 24 de março de 2019

Todos os automatizados são mais divertidos que os automáticos. Coisa chata é o CVT

Avatar
Eugenio Vieira 24 de março de 2019

É o fim da picada. O que o preconceito com coisas novas pode fazer. Mais um canal demonizando os automatizados injustamente. Ou não Sabem dirigir ou nunca dirigiram um. Nós tempos de racionalidade é uma pena pois além de ser muito mais econômico é mais barato. É a guerra comercial.

Avatar
Walisson 5 de outubro de 2019

Esse câmbio é um lixo j gastei 8 mil ,e ainda não fica bom ,você não sabe o q está falando

Avatar
KARLO 23 de março de 2019

Eu tenho um Bravo com Dualogic e em 6 anos nunca tive que mexer no cambio para absolutamente nada.
Funciona bem e sem esses trancos que os “experts” que nunca usaram falam tanto.

Avatar
EUGENIO VIEIRA 24 de março de 2019

Concordo plenamente

Avatar
Thiago Lopes 25 de março de 2019

Tive um Bravo automatizado por 3 anos. O carro é excelente, o melhor custo benefício do mercado, quando comprado usado. O usuário do câmbio automatizado tem de entender que é diferente de dirigir, comparado ao manual e ao automático convencional. Está no meio do caminho entre os dois. No meu caso, resolveu minha vida de não ter de trocar a marcha no trânsito caótico de São Paulo, sem eu ter de desembolsar uma fortuna por um carro automático.

Avatar
Lauro 25 de março de 2019

Eu tenho o meu fiat bravo a 3anos e com 77Mkm nunca de problemas. É gostoso de dirigir principalmente no modo manual (borboleta ou alavanca) e durante as reduçoes (freio motor forte). É cambio para motorista que “pensa” (qual marcha mais adequada na situaçao) e dirige prestando atençao. Coisa raro hj em dia no transito.

Avatar
WENDELCERUTTIDASILVA 23 de março de 2019

seria economicamente viavel retirar o automatizado e colocar um manual ?

Avatar
Julio 24 de março de 2019

Caso seja necessário trocar a mecatrônica do câmbio automatizado é mais vantajoso e barato trocar por um manual normal. A maioria dos que compraram a Chevrolet Meriva Easytronic trocou pela caixa manual convencional.

Avatar
Júnior 24 de março de 2019

Não é bom fazer essa adaptação o correto é levar em oficina especializada e fazer a correta manutenção necessária o automatizado funciona muito bem quando tem manutenção correta.

Avatar
Sergio 23 de março de 2019

Esse câmbio é uma variante do robotizado q inventaram pra ônibus e caminhões? Há + ou – 25 anos, eu li em uma revista, pela primeira vez sobre a automatização das caixas de veículos pesados diesel acima de 5 marchas. Eu não acompanhei a trajetória, mas acho q só eliminavam o desgaste de pisar na embreagem e ter uma alavanca mecânica, pois no lugar do câmbio tradicional, vinha um console q mais parecia um joystick com um cabo elétrico.

Avatar
Deixe um comentário