Cuidado com a gambiarra na hora de instalar o som

Por BORIS FELDMAN23/04/18 às 14h03

Nos carros modernos a instalação de acessórios automotivos na base da gambiarra pode dar uma dor de cabeça enorme.

[TRANSCRIÇÃO]

Quanto mais se alerta aqui sobre essas gambiarras, quanto mais se fala do cuidado, porque o barato pode sair caro, mais aparecem reclamações de donos de automóveis. Num dia é o dono de um carro que reclama que instalou o equipamento de som no seu possante e no dia seguinte um ar condicionado já tinha deixado de funcionar. No outro dia tem história ao contrário, de um que instalou o ar condicionado e logo depois o aparelho de som deixou de funcionar, e vários outros casos de apagão no sistema eletrônico.

Nós já dissemos aqui equipamentos que acessórios devem ser instalados ou na concessionária ou em lojas especializadas, com o aval do fabricante.
Tem que ter a marca de quem o fabrica lá na loja ou na oficina. De preferência só instale no seu automóvel aparelhos homologados pelo seu fabricante para evitar transtornos.

No passado o sistema elétrico do automóvel era muito simples,
você podia cortar qualquer fio e encaixar qualquer equipamento elétrico,
sem prejudicar o funcionamento de outros equipamentos e do próprio automóvel. Atualmente é um risco sem tamanho instalar um equipamento qualquer no chicote elétrico do automóvel e resultar em imagináveis interferências eletrônicas e magnéticas na injeção eletrônica ou em outros equipamentos do automóvel.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário