Luzinha denuncia que o combustível está adulterado

É preciso dar atenção a uma luzinha, no formato de um motor, que acende no painel do automóvel. Ela indica que algo não está funcionando muito bem

Por BORIS FELDMAN21/06/18 às 19h30

Aquela luz amarela em formato de motor, que acende no painel do carro, é um alerta de que algo está errado com o seu automóvel. Principalmente se ela acender assim que você sair do posto de gasolina.

[TRANSCRIÇÃO]

Você está dirigindo o seu automóvel e percebe que acendeu no painel uma luz de alerta, que é o desenho de um motor. Esse alerta indica algum problema no catalisador ou nos gases que saem queimados do motor. Nesse caso, o carro deveria ser levado para uma oficina para se verificar o problema. Entretanto, se essa luz se acendeu logo após você ter abastecido o automóvel, às vezes não é necessário levar o carro pra oficina, pois o que provocou o alerta foi o combustível adulterado: gasolina com muito álcool ou álcool com muita água, ou seja, um combustível não reconhecido pela sonda lambda.

Neste caso, procure levar o carro para abastecer, da próxima vez, em um posto de confiança, que seja honesto e o combustível também. Depois de rodar alguns quilômetros, o sensor lambda volta a reconhecer o que estava no tanque e a luz se apaga.

luz amarela em formato de motor

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário