Manutenção automotiva: você pode conferir itens básicos

Nem sempre é preciso recorrer a um especialista para conferir itens básicos no seu automóvel. Algumas coisas podem ser verificadas por você mesmo

Por Boris Feldman11/01/19 às 06h15

O bom funcionamento do automóvel passa pelos cuidados com a manutenção, principalmente realizadas por mecânicos honestos. Mas, saiba que têm alguns itens básicos que você mesmo pode verificar antes de tirar o carro da garagem.

[TRANSCRIÇÃO]

Não precisa ser um mecânico, basta um conhecimento mínimo do automóvel para uma inspeção visual básica de itens mecânicos e elétricos. Como, por exemplo, o funcionamento de faróis e lanternas: as luzes de alerta do painel, estão todas acendendo? O freio, quando se pisa no pedal, elas acendem? A luz de ré acende quando se engata a marcha a ré? As setas direcionais para a direita e para a esquerda e o pisca-alerta estão acendendo? E a caixa de fusíveis, não tem nenhum queimado? Estão todos lá ou já foram usados os de reservas?

Entre os itens mecânicos: os pneus não estão com bolhas na banda lateral? O sulcos com o mínimo de profundidade ou já quase carecas? Os níveis de fluídos de óleos são de fácil verificação (vide links abaixo). E, finalmente, a correia do alternador: veja se ela não está muito brilhante e já soltando os primeiros fiapos, hein?!

VEJA AS PRINCIPAIS DICAS SOBRE OS FLUIDOS DO AUTOMÓVEL:

Óleo do motor: Em meio a tantas dicas sobre como e quando ele deve ser trocado, é preciso saber quais são os procedimentos corretos para você não ter dor de cabeça!

Fluido de freio: Este fluido não é como alguns outros itens do carro que não expiram. Por isso, é preciso ficar atento aos prazos para trocá-lo.

Óleo da caixa de marcha: Câmbios manuais e automáticos têm necessidades diferentes. Saiba quando deve ou não trocar esse fluido.

Água do radiador: Separamos sete dicas para você não ter problemas com o sistema de arrefecimento do seu automóvel.

manutenção

Nível do óleo do motor | iStock

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário