O novo Polo tem 12 “cavalinhos” a mais com etanol

Boris comenta uma característica do último lançamento da Volkswagen: o novo Polo tem ganho de potência acima da média se for abastecido com etanol

Por BORIS FELDMAN18/11/17 às 13h27

Boris comenta uma característica do último lançamento da Volkswagen: o novo Polo tem ganho de potência acima da média se for abastecido com etanol.

Por que os motores da maioria dos carros flex são mais potentes com o etanol do que com a gasolina? A gasolina não é um combustível de maior poder energético do que o etanol?

Sim, isso é verdade, mas tem uma outra verdade: a octanagem do etanol é muito superior à da gasolina, e por isso o motor pode ser projetado para oferecer mais potência com o etanol. É, em geral, uma diferença pequena, que não vai além de 5% da potência do motor e, em alguns, a potência é a mesma com qualquer dos dois combustíveis.

No entanto, apareceu agora uma exceção à regra: o novo Volkswagen Polo tem uma enorme diferença na potência. 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, ou 12 “cavalinhos” a mais.

Novo Polo potência com etanol
O novo Polo VW

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário