Etanol limpo pela fotossíntese

Por BORIS FELDMAN13/05/18 às 07h30

Já é quase um consenso dizer que o etanol é um combustível mais limpo que a gasolina. Porém, algumas pessoas ainda discordam dessa afirmação, enquanto outras não entendem o por quê o combustível derivado da cana é mais limpo.

[TRANSCRIÇÃO]

Afinal, perguntam os proprietários de automóveis flex: o etanol é ou não é mais limpo que a gasolina? Mas ele também não emite o tal dióxido de carbono, o CO2 do efeito estufa igual à gasolina? Sim, o etanol também emite o CO2 , porém com duas diferenças em relação a gasolina: primeiro o volume de CO2 emitido pelo etanol é muito menor, pois seu teor de carbono é também muito menor; em segundo lugar, as emissões de CO2 do etanol são compensadas pela cana-de-açúcar que, ao se desenvolver no campo, absorve da atmosfera esse mesmo dióxido de carbono que é emitido pelo escapamento do automóvel, pois o seu crescimento é a partir do processo de fotossíntese, que precisa do CO2 que está na atmosfera.

Então, não existem contas matemáticas precisas, porém admite-se que o que o carro quando queima etanol emite de CO2 de um lado, a cana-de-açúcar absorve mais ou menos o mesmo do outro lado. Outro motivo pelo qual o etanol é considerado um combustível mais limpo é também pelo teor mais baixo de carbono, que não provoca a mesma formação de depósitos carboníferos dentro do motor, como a gasolina.

etanol é um combustível mais limpo que a gasolina

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Daniel 15 de maio de 2018

    O etanol emite outros poluentes muito nocivos ao meio ambiente que a gasolina não emite. Além disso o etanol como você disse é produzido no campo, mas o carro roda nas cidades. Então, como compensar a emissão em lugares diferentes? No fim o etanol é tão ou mais poluente que a gasolina.

Deixe um comentário