Octanagem: vale a pena pagar mais ela?

Apenas se você tem um motor de alta taxa de compressão, vai deixar o carro parado ou quer abastecer o tanquinho de partida a frio

Por BORIS FELDMAN05/04/18 às 17h10

Quanto tempo dura a gasolina no tanque? Se você sai para viajar, deixa o carro estacionado na garagem e volta daí a quatro ou cinco meses, dá para confiar na gasolina que ficou adormecida todo este tempo? Se o tanque tiver sido abastecido com gasolina comum ou aditivada, este é o prazo máximo que ela resiste sem prejudicar o funcionamento do motor. Passou disso, ela oxida, se deteriora e já nem é mais gasolina… A solução, então, é optar pela gasolina de maior octanagem.

As fábricas que exportam automóveis encomendam uma gasolina especial para a Petrobrás, pois às vezes a demora é até um ano entre a fabricação do carro e ele chegar ao show-room de uma concessionária do outro lado do mundo. Tem uma gasolina no Brasil com maior durabilidade e que se recomenda abastecer o tanque no caso de o carro ficar parado alguns meses: é a Podium que só se encontra em alguns postos BR (Petrobrás). Ela dura mais que as outras e pode manter suas características básicas até nove ou dez meses e por isso custa mais.

Outra dica é utilizá-la também no tanquinho da partida a frio dos carros flex. Pois muitas vezes, entre um inverno e outro, a gasolina pode ficar ali parada durante meses sem ser utilizada. Nessas condições, a única que talvez resista seja a Podium.

Boris explica em quais situações vale apena pagar mais por uma gasolina de maior octanagem. Para o dia a dia, adiantamos, não vale!

Por falar em gasolina, a Podium tem um outra grande vantagem: além de durar mais, ela é a de maior octanagem disponível no país. Ou seja, é indicada para automóveis que tenham motores de alta taxa de compressão. O que vem a ser isso? Está lá no manual do proprietário: a taxa de compressão pode ser 10:1, ou 11:1, ou até acima disso. Carros esportivos e de elevado desempenho tem motores que comprimem excessivamente a mistura no cilindro para se obter mais potência. E quanto mais compressão, maior deve ser a octanagem da gasolina, para resistir melhor e evitar sua explosão espontânea. No próprio manual, ou na tampa do tanque, existe esta recomendação.

Além da Podium, alguns postos de outras marcas oferecem a Premium que também tem mais octanagem (menos que a da Petrobrás).

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

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