Prazos de troca de óleo mineral, sintético e semissintético

Com tantas dicas disseminadas por aí, o prazo para a troca do óleo é sempre alvo de controvérsias. Cuidado com os 'entendedores' de plantão

oleo de motor despejado
Por Boris Feldman
Publicado em 11/01/2019 às 20h03
Atualizado em 08/10/2019 às 12h24

Uma das regrinhas divulgadas por aí é que cada tipo de óleo lubrificante tem que ser substituído por uma determinada quilometragem. Será que isso é verdade?

[TRANSCRIÇÃO]

Quando se fala em prazos para a troca do óleo do motor dos automóveis, há sempre controvérsias. Porque existem prazos variáveis para a quilometragem ou para o tempo limite da substituição do óleo. Uma das regrinhas divulgadas por aí, é que no caso do óleo sintético, ele deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros. Porém, se for o óleo mineral, ela cai para 5 mil. E o semissintético, entre uma e outra, 7.500 quilômetros.

Procedem esses prazos? É isso mesmo? Procedem coisa nenhuma, não é nada disso! As quilometragens e o tempo em meses para troca do óleo são estabelecidos pelo fabricante. Esses prazos podem variar de acordo com o óleo, de acordo com o motor e com as exigências de cada automóvel. Quem estabelece esses prazos baseado no tipo do óleo não sabe o que está falando!

Óleo lubrificante
Foto Shutterstock | Divulgação
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
37 Comentários
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Pippo 22 de junho de 2023

Deixo aqui as minhas experiências com os carros que tive, de forma que cada um tire a suas conclusões evitando gastos desnecessários.
Nos anos 90 tive dois Fiat Uno cada um rodou em volta de 170.000km em 3 nos, sendo carros em leasing tinha que levá-los na concessionária para a manutenção a cada 20.000KM o óleo usado na época era da Selenia 100% Sintético. A Concessionária só trocava, o óleo, o filtro, e o filtro de ar, filtro de gasolina nem pensar.
Tive uma Rover rodei 100.000Km também óleo sintético a cada 20.000Km.
Tive um Twingo rodei 300.000Km usei sempre óleo Castrol Magnatec Base Sintética 10w40 trocado a cada 10.000Km.
Tive Corolla rodei 100.000Km óleo Castrol Magnatec Base Sintética 10w40 trocado a cada 10.000Km.
Acredito que seja de bom senso trocar o óleo nos Km alcançados e não no prazo de tempo 6 meses o um ano. Mecânicos e concessionárias devem ganhar e distribuidora de lubrificantes devem vender. Importante é sempre ler as instruções do fabricante do veiculo.

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Enrico Hyppolito 3 de dezembro de 2022

Lubrificantes para motores de caminhão duram até 100.000 (cem mil km) segundo as montadoras e fabricantes de óleo.

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WALMIR 12 de agosto de 2022

Rodo pouco com o meu carro, Onix 2015 ,uso o Óleo 5/30 estou a um ano sem trocar o óleo,que é sintético há algum problema.

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WALMIR 12 de agosto de 2022

No meu caso do óleo sintético só rodei 7 mil km estou a um ano sem trocar rodo pouco com o carro.

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delmi souza 11 de maio de 2022

tem um detalhe :tem clientes que usam uma expressão: “qual o oleo voce tem mais barato”?

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delmi souza 11 de maio de 2022

tenho uma troca de oleo ,prefiro seguir o manual.assim evita situações adversas

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Carlos Henrique f.de Almeida 16 de abril de 2022

Boa noite Bóris,fiz a troca de óleo do motor do meu carro que deveria ser o 5w30 por se tratar de um carro pouco rodado com aproximadamente 60 mil Km, acontece que o vendedor me vendeu um óleo de viscosidade 15w40,e o mecânico fez a troca e não percebeu se tratar de um óleo diferente do que eu deveria usar no motor do meu carro que é um Nissan Versa 3cc 1.0, minha pergunta é:
Há algum problema em usar esse óleo ou não, devo trocá-lo imediatamente pelo 5w30 ou posso usá-lo no carro até o fim da sua vida útil no motor?
Obrigado!

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Jonathan 8 de junho de 2022

Troque urgentemente a viscosidade mais grossa vai fazer seu cabeçote superaquecer e vai detonar seu motor

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JULIO CESAR 6 de fevereiro de 2023

NA REALIDADE O QUE DIZEM É QUE O OLEO 5W30 É PARA MOTORES NOVOS ATÉ 60.000 KM, DEPOIS PODE COLOCAR O 15W40 TRANQUILO, USO ESTE A ANOS EM TODOS OS MEUS CARROSS, INCLUSIVE NA CAMIONETE A DIESEL, MAIS COMO GOSTO DE LER E FICAR ATUALIZADO, DESCOBRI QUE O OLEO HAVOLINE 5W30 DS 100% SINTÉTICO ,TECNOLOGIA ESCUDO PROTETOR É O OLEO DE ULTIMA GERAÇÃO, PARECE QUE NELE JÁ VEM COM O ADITIVO QUE FAZ A MESMA FUNÇÃO DO MILITEC 1, ESPERO TER AJUDADO, NÃO PRECISA TROCAR O OLEO, RODA ATÉ A PROXIMA TROCA E EXPERIMENTA ESTE HAVOLINE, UM ABRAÇO

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Tiago Miranda 4 de maio de 2023

Errado amigo, óleo você mantem a viscosidade até o fim do motor… Essa de aumentar a viscosidade “serve” apenas para mascarar e postergar um problema… Se você tem uma folga no motor e usa um oleo mais grosso, você vai aumentar o

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Luiz Teles 15 de fevereiro de 2022

Eu tenho um Honda fit manual 2007 estou com ele à quatro meses no manual recomenda o mineral 10w30, só que o antigo proprietário estava usando óleo semisintetico 10w30 continue com o mesmo ele está com 140.000km ou pode colocar novamente o óleo mineral.

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Damasio 3 de janeiro de 2022

Nem o cara da matéria sabe é só pegar o manual do carro e olhar nunca acredita no que o vendedor de óleo fala

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José Oliveira 24 de julho de 2023

Bem, no meu carro eu uso o 5w30 e troco completo a cada 5 mil km ou 5 meses, também tenho uma moto a qual p fabricante recpmenda a troca a cada 6 mil, e nela eu troco a cada dois mil ou dois meses. Faço da melhor forma e da maneira que eu bem entender pois nem sempre o manual é preciso e correto e temos muitas, mas muitas provas no mercado. Enfim, mal não vai fazer e eu mantenho essas trocas dessa forma.

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EMANUEL 12 de novembro de 2021

isso é o que é gostar de defecar pela boca!

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Giovanne Ricardo dos santos 29 de outubro de 2021

Olá boa noite gostaria de saber quanto meses pode fica sem troca o óleo se não bater a kilometragem para troca eu uso o Castrol 10w40 carro só sai da garagem fim de semana…. obg

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adilson 24 de novembro de 2021

eles falam de 6 meses o mineral e de um ano o semi sintetico.

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Damasio 3 de janeiro de 2022

Olá amigo o tempo para a substituição do aleo na maioria das vezes as montadoras pedem 6 meses. Mas vale a pena da uma consultada no manual do seu carro porque se for Toyota pode levar até 12 meses para alguns modelos não são todos

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jo 21 de abril de 2021

Troca de óleo é o manual que determina pois quem testa é o fabricante do carro. As especificações de folga e operação. Uso severo é metade da KM, pois são horas de uso e não km que degradam o óleo.Não vá atrás de conversa de “expecialista” de internet. É simples. Poupa dinheiro e o meio ambiente.

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Ezequiel 5 de agosto de 2021

Parabéns! Quem entende do carro é o fabricante, projetou, testou, etc. Agora tem que ler o manual, oque a maioria não faz. O resto é a ‘teoria do achismo’………..kkkkkkk

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delmi souza 11 de maio de 2022

tenho uma troca de oleo ,sempre pergunto qual oleo o cliente esta usando.Mas recomendo sempre verificar o q diz o manual.

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ANTONIO CARDOSO 4 de junho de 2023

A especificação diz por exemplo 5w30 ou superior…Isso é viscosidade. Se usar 5w40 ou 5w50, é ainda melhor.
Se a especificação do oleo for SL ou superior ….isso é a tecnologia. Quanto maior a tecnologia, maior seu seu rendimento e mais avançado é o oleo.
Esqueçam marca oleo…O que interessa é a viscosidade e a tecnologia, desde que o óleo não seja falsificado é claro.
Não existe oleo mineral 5w40 tecnologia SN por exemplo…siga o manual , mas pode usar tecnologia superior.

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Hassan Kassem 15 de abril de 2021

Grande porcaria de matéria, não explicou nada, mas enfim, geralmente óleo mineral, 5 mil km ou 6 meses, o que vencer primeiro, semi sintético dura um pouco mais, óleo 100% sintético 10 mil km ou 1 ano, porém depende também daa condições de uso do carro, uso severo por exemplo, ou se preferir, uso soviético, onde exige-se do carro bem mais que o normal, deve se diminuir os intervalos das trocas, em carro esportivo por exemplo, eu tive uma Bmw M135i, carro potente, só usava óleo motul 8100, mas como eu andava sempre pisando fundo, ao invés de trocar com 10 mil km, eu trocava com 5 mil km, ou 6 meses, melhor gastar com óleo do que com mecânico, então é relativo, a fábrica recomenda tais prazos, porém em uso normal.

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Witor 25 de abril de 2021

Falou o “gênio”!
Uma curiosidade: fez engenharia mecânica em que universidade??

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Thor 21 de agosto de 2021

E pelo visto vc acha q engenheiro mecânico conserta carros! Mas é um belo de um retardado!

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Emocionado 10 de junho de 2021

No final de 100000 KM gastou mais de oleo do que para retificar o motor. se fosse p vender óleo, a marca colocaria intervalos mais baixos.

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Umberto 11 de abril de 2020

Achei que faltou explicação na matéria, simplesmente falar que todos estão errados não faz ninguém certo. Acho que deviam se aprofundar mais no assunto.

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Marceelo 8 de novembro de 2020

O manual do fabricante já é a resposta. No manual do meu manda fazer troca do óleo com 15000 km mesmo ele sendo mineral.

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Marcelo 8 de novembro de 2020

Cumpram o manual. Tenho 2 carros da GM
Um clássic 2003 e é um prisma 2015.
No clássic o manual manda trocar com 15000km mineral
No prisma manda trocar com 10000 km o sintético…
Cumpro o manual… a diferença não está no óleo e sim o que o fabricante testou antes de colocar o carro para venda.
As manutenções não são pelo manual… então é simples ..
Cumpram o manual do fabricante

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Hassan 15 de abril de 2021

15 mil km e mineral ainda? Adeus motor kkk

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Handrey Mezadri 18 de junho de 2021

Ví uma reportagem do cara que fundiu o motor de um toyota Etios com 30mil km porque havia feito somente 2 trocas, e olha que esse carro usao 5W30 sintético.

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Marlo 23 de outubro de 2021

Rapaz trocar com 15000 oleo mineral deve virar graxa no motor

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Valdir 22 de setembro de 2022

Acho que quis dizer 5.0000 e não 15. Ainda mais óleo mineral. Slk

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Heraclio da Costa Lima 10 de abril de 2020

Concordo plenamente trabalhei 23 anos em posto de gasolina e trocas de óleo, fis diversos cursos sobre o assunto. Claro que é o fabricante que de acordo com o pacote de aditivos e a qualidade destes aditivos determinam a quilometragem entre trocas.

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Ivanildo 8 de março de 2020

Isso…sempre achei estranho esses prazos alongados. Oleos ‘mais trabalhados’ atuam na melhora de limpeza, proteção e por conseguinte até em performance (economia/subidas de giro). A contaminação/degradação do lubrificante sempre existirá. Na dúvida siga o manual.

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Jose raimundo oliveira 9 de julho de 2019

Gostei da materia

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Jose raimundo oliveira 9 de julho de 2019

Excelente materia gostei

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Cícero 29 de janeiro de 2022

Cada um troca quando quiser, ou segue o manual

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