Peças de carros primos

Por BORIS FELDMAN18/05/18 às 09h00

Algumas peças do automóvel podem ser encontradas nas marcas concorrentes. Saber quais são é uma mão na roda na hora de buscar determinada peça em falta na concessionária.

[TRANSCRIÇÃO]

Você sabe o que são marcas irmãs ou primas? São aquelas que pertencem ao mesmo grupo, a mesma holding. Por exemplo, a Volkswagen tem as marcas Volkswagen, Porsche, Audi, Skoda, Seat e outras. O grupo francês PSA tem a Peugeot, a Citroen. A FCA significa Fiat Chrysler Automobiles. Hyundai e Kia pertence ao mesmo grupo na Coréia do Sul. E o que você tem a ver com isso? Mais do que você pensa, pois estes grupos, para atingir uma economia de escala, usam muitos componentes mecânicos comuns em diversas marcas: Peugeot com Citroen, Volkswagen com Audi, Chrysler com Fiat, Hyundai com Kia e assim por diante.

Às vezes você vai encontrar a peça do seu Chrysler na concessionária Fiat, o amortecedor de um Golf pode ser idêntico ao de um Audi A3, porém mais barato. Muitas vezes a peça que está faltando na concessionária Hyundai pode ter exatamente a mesma na revenda Kia, a mecânica do Citroen C3 é praticamente a mesma do Pegeout 207. Se você não sabe se o seu automóvel tem um irmão um primo, com certeza o seu mecânico está por dentro desse parentesco. É claro que as marcas fazem o possível para evitar, mas você pode se beneficiar também dessa política de componentes comuns adotada por diversas marcas, de um mesmo grupo econômico.

Algumas peças do automóvel

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário