Por que não se deve turbinar o motor

Há muitos "entendidos" de plantão que gostam de turbinar carros comuns. É, claro que essa modificação tem tudo para ser um fiasco

Por BORIS FELDMAN01/06/18 às 06h50

Turbinar um automóvel, que não veio assim de fábrica,  é correr o risco de jogar muito dinheiro fora e ter um motor problemático.  Por mais que ter um carro turbo seja um desejo que poucos possam realizar, não é prudente fazer esse tipo de modificação no motor.

[TRANSCRIÇÃO]

Por que a fábrica pode turbinar um motor e eu não posso? Pergunta um ouvinte do nosso programa. É muito simples, quando a fábrica pega o motor aspirado, sem turbina e decide turbiná-lo pra ganhar desempenho, sem um considerável aumento de consumo, ela não pega esse motor e instala uma turbina.Muito antes pelo contrário, a engenharia da fábrica tem que reprojetar e reforçar todos os componentes internos desse motor, porque todos eles vão receber um esforço, uma carga muito maior, porque o motor terá mais potência e mais torque. Então, se você pega o motor e simplesmente instala uma turbina, com toda certeza sua durabilidade será reduzida, pois ele não foi projetado para receber todo esse esforço.

Turbinar um automóvel

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

5 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Aqui Nois Turbina e pronto 2 de junho de 2018

    Quem escreveu essa matéria deve estar turbinando seu carro original né, pois, nem escrever uma matéria para um blog como este sabe, que sá turbinar um carro. Vamos ter noção o que publicar. #3kilimei

  • AK-MRX 1 de junho de 2018

    PRA ANDAR DE VAGAR KKKKKKK

  • Ary Rocha Filho 1 de junho de 2018

    MATÉRIA SEM GRAÇA. INCOMPLETA E NADA ACRESCENTOU AO BLOG CONCEITUADO DO BORIS. ALGUÉM AÍ MERECE UM PUXÃO DE ORELHAS.

  • Jubilooooo 1 de junho de 2018

    Ó óbvio ululante 😏

  • Guilherme 1 de junho de 2018

    Poderia ser mais completa essa matéria ein. Ou se ja fizeram outras matérias relacionadas linkar.

Deixe um comentário