Por que nenhum europeu passa de 250 km/h?

Por BORIS FELDMAN02/05/18 às 20h30

Carros europeus não andam acima dos 250 km/h, mesmo que se pese o pé no acelerador. O motivo é bem simples.Você sabe qual é?

[TRANSCRIÇÃO]

Já reparou que em todos os testes ou matérias sobre carros europeus de luxo, Audi, Mercedes, Volvo, BMW, a velocidade máxima nunca passa de 250 por hora? Não é coincidência. Foi um acordo entre os fabricantes para estabelecer esse limite de velocidade. Estão fora os esportivos, como Ferrari, Maserati, Porsche e outros.

Como é que se limita essa velocidade? Eletronicamente. Quando o carro atinge 250 por hora, a central eletrônica limita o fluxo de combustível e, por mais que o motorista pise, o carro não vai além. No seu carro tem uma função semelhante: quando o ponteiro do conta-giro chega na faixa máxima de rotação, por mais que você acelere, o motor não sobe mais de giro. E existem também outros tipos de limitações, como, por exemplo, o carro que não ultrapassa, digamos, 160 quilômetros por hora de jeito nenhum. Sabe por quê? É a velocidade máxima permitida pelos pneus daquele carro.

Carros europeus não andam acima dos 250 km/h

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário