Por que o valor do seguro varia tanto?

Entenda o que é levado em conta para calcular o valor do seguro de um carro

Por BORIS FELDMAN23/02/18 às 17h41

O Boris esclarece os fatores que são levados em conta na hora de calcular o valor do seguro de um carro e que levam à enorme variação que se encontra no mercado.

[TRANSCRIÇÃO]

Proprietários de automóvel, no Brasil, costumam ficar com dúvidas sobre a enorme variação nas cotações das seguradoras para automóveis. É comum que dois carros de mesmo valor tenham orçamentos que chegam a ser o dobro em relação ao outro. Pior ainda, também acontece de dois donos do mesmo modelo receberem orçamentos completamente diferentes. Como isso é possível?

Não é difícil explicar. O valor médio do seguro equivale a 5% do valor do veículo, mas automóveis diferentes têm riscos maiores ou menores, que podem dobrar a cotação do seguro. Além disso, o perfil do motorista conta muito. Em geral, o jovem vai pagar mais do que o “coroa”. E, finalmente, depende também do custo para o reparo do carro. As peças para um modelo importado, na maioria das vezes, têm custo muito superior às dos modelos fabricados no Brasil, e assim o valor do seguro vai variar nessa mesma proporção.

calculo do valor do seguro calculadora lista peças carro

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário