Pode-se usar etanol a vida inteira em um carro flex?

Muitos motoristas ficam na dúvida se precisam alternar entre gasolina e etanol na hora de abastecer o carro flex.

Por BORIS FELDMAN13/04/18 às 06h50

Posso abastecer só com etanol ou é necessário alternar os combustíveis em um carro flex? Há muito tempo essa dúvida permeia a mente dos proprietários de carros flex.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do Auto Papo diz ter um Uno flex 2015 e pergunta se pode usar etanol a vida inteira. Sim, claro que pode! O motor flex foi feito para queimar ou gasolina, ou etanol, a vida inteira e mais 6 meses. Essa dúvida é provocada por boatos frequentes que correm por aí, que se você abastece com etanol, cada quatro vezes que você para no posto, convém botar gasolina no tanque. E vice-versa. Não existe essa regra, o motor flex foi feito para queimar qualquer dos dois combustíveis, inclusive a mistura dos dois, em qualquer proporção, pois tem um sensor, chamado sonda lambda, lá no escapamento, que sabe qual é a mistura no tanque e informa a central eletrônica e esta ajusta o motor para o melhor desempenho possível.

Posso abastecer só com etanol ou só com gasolina
(Fabiano Azevedo/AutoPapo)

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário