Posso misturar fluidos de freio DOT 3 e DOT 4?

Fluidos de freio com especificações diferentes podem ser misturados e posso usar um fluido mais moderno no meu carro?

Por BORIS FELDMAN01/06/18 às 07h30

Nem sempre o fluido de freio mais moderno pode ser usado em um carro mais antigo. Além disso, antes de sair misturando fluidos com especificações diferentes, veja o que tenho a dizer sobre isso:

[TRANSCRIÇÃO]

O meu carro, diz um ouvinte, tem a especificação para o fluido de freio DOT 3. Ele quer saber se pode misturar com um fluido mais moderno, o DOT 4. Negativo, não se pode misturar fluidos de especificações diferentes. Exatamente o mesmo em relação ao óleo para o motor. Não se mistura um óleo mineral com o outro sintético, mesmo este sendo mais moderno e mais sofisticado.

Em resumo, não se misturam nem fluidos e nem óleos de especificações diferentes. Só mesmo numa emergência e, assim que possível, remova essa mistura e volte o óleo ou fluido especificados. Saiba que já foi provado que quando se mistura um óleo de pior qualidade com outro melhor o resultado não é a média, mas um óleo pior do que os dois.

fluido de freio

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Carlos freire dos santos 20 de junho de 2018

    Boa tarde, tenho uma Spin LT 13/14 automatica,133000km,deu um problema no cambio e entrou em estado de emergencia, procurei uma mecanica especializada em cambio automatico, expliquei o problema e fomos dar uma volta , no girar da chave o cambio voltou ao normal , demos uma volta , tudo ok, todas as marchas trocadas com perfeiçao.O mesmo me recomendou , que chegando em casa, desconecta-se os cabos da bateria e conecta- se os dois juntos e aguarda-se algumas horas pois isso faria um reset do cambio,fiz e de fato , no outro dia tudo ok, mas depois de alguns kms o defeito voltou, confusao do cambio , indo ate 4marcha e reduzindo sozinho depois, fui em outro mecanico o qual conectou o scanner e nao foi constatado nenhum defeito pois o procedimento que havia feito apagou a memoria.Por favor , me aconselhe o que fazer, desde ja agradeço.Obrigado.

    • Boris Feldman 27 de junho de 2018

      Se o carro voltou a apresentar o defeito, ele deve estar registrado na central eletrônica. O computador de uma concessionária é capaz de descobrir o que está ocorrendo.

Deixe um comentário