Pra que acrescentar etanol na gasolina?

Por BORIS FELDMAN30/04/18 às 17h50

Uma grande dúvida permeia a mente dos donos de automóveis, principalmente dos carros à gasolina: pra que acrescentar etanol na gasolina? É necessário ou só mais uma dos nossos políticos?

[TRANSCRIÇÃO]

Por que a nossa gasolina tem etanol? Por dois motivos: o primeiro técnico é que o etanol substitui o chumbo tetraetílico, que antigamente era adicionado à gasolina para elevar a sua octanagem e evitar a tal batida de pino. Mas, o chumbo tetraetílico é nocivo e foi eliminado em quase todos os países. Cada um substituído por outro componente. No Brasil usamos o álcool ou etanol que tem uma elevadíssima octanagem e com isso foi desnecessário o chumbo na gasolina.

O segundo motivo é político, porque não precisaria de ter esses 27%, esse exagero de etanol na gasolina. Com 20% o problema da octanagem já estava resolvido. Mas, os usineiros pressionaram o governo e o último aumento de percentual foi a dona Dilma, na sua campanha de reeleição, que elevou o percentual de 25% para 27%.

acrescentar etanol na gasolina

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ary Rocha Filho 1 de maio de 2018

    FALTOU FALAR DO LADO FINANCEIRO.COLOQUE 50 REAIS DE GASOLINA NO TANQUE.NA MATEMÁTICA SIMPLES 35 REAIS É GASOLINA E 15 REAIS É ETANOL.TRADUZINDO BRASILEIRO TROUXA PAGANDO ETANOL A PREÇO DE GASOLINA. BORIS CONCORDO PLENAMENTE COM VC.TÁ NA HORA DE FAZER UMA CAMPANHA PRA VOLTAR A 20% DE ETANOL NA GASOLINA COM BAIXA NOS PREÇOS.ALGUÉM AÍ ACHA QUE O GOVERNO VAI ABRIR MÃO DESSA ARRECADAÇÃO EXTRA EMBUTIDA NO PREÇO DA GASOLINA ALÉM DAS DISTRIBUIDORAS E DONOS DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS???DÁ VONTADE DE RIR.ABRAÇO.

  • Marcelo 1 de maio de 2018

    O correto é chumbo tetraetila e não tetraetilico.

  • Fernando 30 de abril de 2018

    E o atual falou em subir pra 40%!!! Kkkkkkkkk e cada um. Baixar de 27% acho q nunca mais. A questao é saber pra quanto nossos “genios” vao subir.

Deixe um comentário