Potência não é tudo: peso interfere diretamente no desempenho

Leitor do AutoPapo, que comprou recentemente um Nissan Kicks, tem dúvidas em relação à performance desse utilitário esportivo

kickssv  11
Por Boris Feldman
Publicado em 11/11/2019 às 06h15
Atualizado em 31/01/2020 às 16h02

Alguém me questionou outro dia a respeito do Nissan Kicks. Disse que gostou muito desse utilitário esportivo, principalmente do design, muito moderno, e também do espaço interno e do acabamento. Mas que achou a potência de 114 cavalos insuficiente para um bom desempenho.

Eu então perguntei se ele tinha feito o test drive com esse Kicks, porque nem sempre a potência é determinante; o que interessa é o peso/potência. Está até parecendo comercial da Nissan, mas não é, não! Isso vale como exemplo para qualquer outro carro que aparentemente tenha baixa potência.

Pois o Kicks é bem mais leve que seus concorrentes. Então, a regra é dividir o peso pela potência, que é a relação peso/potência. Simples: um carro que pesa 800 quilos e tem 80 cavalos terá, com certeza, um desempenho bem melhor do que outro que tenha 100 cavalos, mas pesa 1.600 quilos, o dobro do outro.

nissan kicks 2017 sl 9
Kicks SL 2018

Foto Nissan | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário