Quer acabar rapidinho com a embreagem?

Por BORIS FELDMAN02/11/16 às 15h22

Quanto dura a embreagem? Ninguém e capaz de estimar, pois depende de inúmeros fatores: peso do carro, potência do motor, qualidade dos componentes aplicados e, principalmente, do comportamento do pé esquerdo do motorista.

Mas existem três dicas infalíveis para o motorista acelerar o desgaste da embreagem, acabar com ela o mais rápido possível. A primeira é dirigir com o pé esquerdo sempre apoiado no pedal. Quando criticado, o motorista diz que só apoia o pé “de leve”, que não aperta o pedal, a embreagem não é acionada e não acelera seu desgaste. O que ele não imagina é que, quando o carro balança ao passar por desníveis no asfalto ou por qualquer outro motivo, o pedal é apertado inconscientemente e a embreagem é efetivamente acionada. Alias, exatamente por isso vários carros oferecem ao motorista um descanso (inclinado) para o pé esquerdo.

Segunda dica para acabar rapidinho com a embreagem e mantê-la apertada ao parar no sinal vermelho ou em algum congestionamento. Mania difícil de se explicar. Seria a preguiça do motorista em jogar a alavanca do câmbio em ponto-morto?

Mas, infalível mesmo para ter certeza de desgastar rapidamente o disco de embreagem, o pior costume de todos, é o de evitar pisar no pedal do freio ao parar o carro numa subida. É assim: ao parar na ladeira para esperar o sinal abrir ou o trânsito liberar, ao invés de usar o freio para imobilizar o carro, o motorista “segura” o automóvel pisando simultaneamente na embreagem e no acelerador. É capaz de acertar o ponto exato da embreagem de modo a não deixar o carro voltar nem seguir adiante. No acelerador, o pé direito acha a rotação precisa para não deixar o motor “morrer”. O carro fica completamente imóvel, às custas de um enorme desgaste do sistema de embreagem. O motorista dá uma extraordinária demonstração de coordenação motora e desapego ao saldo bancário…

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário