Roda traseira também vira? Só mesmo com a eletrônica!

Saiba como funciona o eixo traseiro direcional

Por BORIS FELDMAN09/09/16 às 15h54

Já ouviu falar em eixo traseiro direcional? A ideia não é nova, mas agora está de volta pois a eletrônica tornou o sistema muito mais eficiente. Alguns importados mais sofisticados já contam com ele.

Eixo traseiro é direcional quando suas rodas viram simultaneamente com as dianteiras. Entretanto, não viram sempre para o mesmo lado. Como assim?

Em baixas velocidades – até vinte ou trinta km por hora – quando o motorista vira o volante para a direita, as rodas traseiras giram ao contrário das dianteiras, ou seja, para a esquerda. O que é possível pois o controle é eletrônico e pode interferir nesta operação, ou seja, decidir para que lado viram as rodas do eixo traseiro. Mas, qual a vantagem? Ao virar ao contrário das dianteiras, elas ajudam nas manobras de estacionar o carro. Ou para o retorno numa rua muito estreita. Ou seja, virando no sentido inverso, há uma redução no diâmetro de giro do carro.

Por outro lado, em velocidades mais elevadas, numa estrada, por exemplo, as rodas traseiras acompanham o movimento das dianteiras. Numa curva, ou ao mudar de faixa, há um considerável ganho de estabilidade e dirigibilidade.

Economia – Outro dispositivo que depende também da eletrônica é a teclinha ECO no painel. Quando ela é acionada, há uma alteração no ajuste dos componentes mecânicos para que o comportamento do carro privilegie a redução de consumo. A tecla ECO pode portanto significar “economia” ou “ecologia”, pois ambas andam de mãos dadas: quando se ajusta o carro para economizar, reduzir consumo, outra consequência é reduzir também as emissões do escapamento, contribuindo portanto com o meio ambiente.

A tecla pode alterar o funcionamento do ar condicionado, por exemplo. Ou interferir na caixa automática para se “esticar” menos as marchas ou outros comandos que operam para redução de consumo e emissões.

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