Sabe o que é a TPM do seu carro? Isso mesmo, TPM!

TPM no carro?! Sim, alguns modelos têm! E é importantíssimo para a segurança! Entenda melhor essa história com o Boris

Por BORIS FELDMAN29/03/18 às 10h36

TPM no carro?! Sim, alguns modelos têm! E é importantíssimo para a segurança! Entenda melhor essa história com o Boris.

[TRANSCRIÇÃO]

Você sabe o que é TPM? Não, nada disso que você está pensando não, eu estou falando é no automóvel. TPM quer dizer Tire Pressure Monitoring, ou seja, o monitoramento da pressão do pneu.

Já comentei sobre esse dispositivo de extrema importância para a segurança veicular, pois o pneu que vai esvaziando é um perigo, é uma ameaça. E nos Estados Unidos, por exemplo, o TPM é até obrigatório.

Mas ele já está chegando devagarzinho no Brasil, não só pelos automóveis importados, como também por alguns fabricados aqui, inclusive alguns básicos, como os Fiats Mobi e Uno.

O sistema é relativamente simples: se o pneu vai esvaziando, aquela roda passa a ter uma rotação diferente das demais. O sistema ABS detecta essa anormalidade e faz acender uma luz de alerta no painel. Ela significa que tem pelo menos um pneu com a pressão no mínimo 20% abaixo da correta.

TPM é sensor para monitoramento de pressão dos pneus

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário