Simulação do freio ABS para carros sem essa tecnologia

Por BORIS FELDMAN21/05/18 às 21h30

O freio ABS é um item de grande importância para auxiliar os motoristas em uma situação de emergência. Mas, nem todos os carros em circulação atualmente têm esse sistema. Por isso, fique ligado nessa dica.

[TRANSCRIÇÃO]

O seu automóvel ainda não tem os freios ABS, esse valioso equipamento de segurança? O ABS é que evita a roda de travar e sair escorregando pelo asfalto quando o motorista pisa com força numa freada de emergência. Mas, existe um jeitinho de se evitar o travamento das rodas, mesmo sem os freios ABS. Como assim? Não é óbvio, tão eficiente quanto o sistema eletrônico, mas da para o motorista, ao perceber numa freada que as rodas estão travadas,  fazer o mesmo que o ABS: diminuir a pressão no pedal, volta com menos intensidade um pouco e faz isso repetidas vezes. Ou seja, uma operação feita pelo motorista semelhante àquela efetuada pelo sistema eletrônico no circuito hidráulico dos freios.

É exatamente por isso que nos carros que têm freios ABS, naquela freada de emergência, o motorista sente o pedal trepidando um pouco, é o ABS tirando e colocando pressão no circuito hidráulico. É claro que o motorista não consegue atuar como o sistema eletrônico, mas ele tem condições de reduzir o bloqueio das rodas e o espaço de frenagem evitando, ou pelo menos atenuando, o eventual acidente.

o freio ABS

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário