Sofisticação dos grandes, agora também nos compactos

Alguns mimos tecnológicos presentes nos carros de luxo tem migrado para os compactos, o que é uma boa notícia

Por BORIS FELDMAN13/06/18 às 23h30

Sofisticação tecnológica dos carrões estão cada vez mais presentes nos compactos. Claro, não em todos, mas alguns já possuem alguns agrados para os motoristas menos abastados.

[TRANSCRIÇÃO]

A sofisticação tecnológica chega primeiro nos automóveis maiores, mais luxuosos, porém vem migrando para os modelos de menor tamanho e custo. Já existem compactos que oferecem alguns daqueles mimos eletrônicos que só existiam nos grandalhões de luxo. Um bom exemplo disso, é o Yaris, um compacto premium que acaba de ser lançado pela Toyota e que fica entre o Etios e o Corolla. Ele tem, por exemplo, o sistema Hill Holder, que a Toyota chama HAC, que não deixa o carro voltar alguns metros ao arrancar numa subida. Outro dispositivo eletrônico interessante também presente é o que a Toyota chama de ETCS-i.  Sabe o que faz essa sopa de letrinhas? Corrige as barbeiragens que o motorista faz ao pisar no acelerador. Se ele, por exemplo, pisa rápido demais, o sistema vai com mais calma, sem prejudicar o desempenho, mas segurando o consumo e emissões.

Sofisticação

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário