Tem limpador no vidro traseiro de sedãs?

Você já reparou que sedãs não costumam contar com limpador no vidro traseiro?

Por BORIS FELDMAN28/10/17 às 15h53

Você já reparou que sedãs não costumam contar com limpador no vidro traseiro?

Nova pergunta que tinha sumido durante muito tempo: por que a impossibilidade de se instalar o limpador do vidro traseiro nos automóveis do tipo sedã? Aqueles que têm o porta-malas destacado na traseira?

Eles seriam um acessório inútil e as fábricas não o instalam por ser desnecessário. Qual é a diferença, então, do vidro traseiro do hatch, da perua e do utilitário esportivo? É uma simples questão de aerodinâmica.

Nos carros em que a traseira termina em vertical, o redemoinho de ar criado na traseira facilita que a sujeira vinda das rodas traseiras acabem deixando imundo o vidro.

Já no três volumes, no sedã, o fluxo aerodinâmico evita a sujeira do vidro traseiro.

Uma boa prova disso é que quando está chovendo, com o carro em movimento, esse fluxo evita até que mesmo o vidro traseiro se molhe.

limpador

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Helton 19 de abril de 2018

    Pra mim essa é a maior merda da engenharia! Dizer q o vidro traseiro não suja ou que a aerodinâmica deixa ele limpo ou sem água! Ok com o carro acima de 60 isso é lindo, mas é no trânsito e normalmente com carro a 20,30,40….isso pra mim é preguiça de desenvolver uma solução!

Deixe um comentário