Vai cair na estrada? Então veja essas sete dicas

Por BORIS FELDMAN23/04/18 às 17h41

Vai viajar de automóvel nas próximas férias? Lembre-se de vários cuidados antes de pegar o asfalto. Claro que a revisão do carro já foi feita, pelo menos dos pontos mais importantes da mecânica, aqueles ligados à segurança: freios, transmissão, direção. Mas existem várias outras dicas que merecem a atenção do motorista que vai por o pé na estrada:

pressão dos pneus: calibragem é imprescindível antes de cair na estrada
Calibrar os pneus é imprescindível antes de cair na estrada

1- Lembrar de calibrar os pneus ainda frios. Na estrada, eles já se aqueceram e a pressão já aumentou.

2 – Em velocidades mais elevadas e com o carro mais carregado, os próprios manuais recomendam aumentar a calibragem dos pneus, entre duas ou três libras.

3 – Tudo pronto, família a postos e bagagem no porta-malas? Então antes de sair, nada de travar as portas pois isto só se faz no trânsito urbano. Na estrada, no caso de um acidente, portas travadas só dificultam o trabalho de quem vier te socorrer.

4 – O peso do carro com toda a família e mais o porta-malas fica aumentado em cerca de 400 quilos. A traseira do carro abaixa e a frente levanta. É por isso que quase todos os automóveis possuem uma regulagem dos faróis (mecânica ou elétrica), para abaixá-los no caso de muita carga, evitando ofuscar na estrada, à noite, os motoristas que vem de lá pra cá.

5 – Poucos motoristas se lembram de levar certos itens essenciais numa viagem. Um deles é o óleo do motor: ao parar no posto, a vareta pode indicar a necessidade de meio ou um litro. E quem disse que o posto tem exatamente a mesma marca que está no cárter?

6 – Chave reserva: já se foi o tempo em que qualquer chaveco na esquina resolvia o problema da chave perdida ou quebrada. Hoje com a eletrônica, elas se sofisticaram e têm um chip interno. Carregue então a chave reserva.

7 – E finalmente, pneu não fura só de dia: não se esqueça de levar uma lanterna, dessas simples de pilha, que poderá ser de extrema utilidade quando por azar o pneu furar de noite, e pior ainda: num lugar sem iluminação.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Felix M.da silva 28 de julho de 2018

    Ótimo site,

Deixe um comentário