Você abasteceria com etanol aditivado?

O etanol aditivado só está disponível em alguns postos de combustível, e é por uma boa razão. O Boris explica.

Por BORIS FELDMAN19/10/17 às 17h33

O etanol aditivado só está disponível em alguns postos de combustível, e é por uma boa razão. O Boris explica.

Outro ouvinte nos pergunta sobre o etanol aditivado.

Ele diz que ao parar no posto com o seu carro flex, em alguns deles existe o etanol aditivado. Em outros, só gasolina aditivada. O etanol, só o comum. E a explicação para isso é de que, a rigor, não há necessidade do etanol aditivado.

A única que o oferece em seus postos é a Shell, já que o etanol tem um baixo teor de carbono, ao contrário da gasolina, que tem um elevado teor de carbono que provoca depósitos carboníferos dentro do motor.

Quem usa o etanol no carro flex dificilmente terá problema com depósitos carboníferos.

Então, o resumo da obra é que etanol aditivado, mal não faz, mas questiona-se se vale à pena investir nesse combustível que é um pouco mais caro, e tanto não é necessário, que o nosso próprio ouvinte observou que ele sequer existe em postos de outras marcas.

bomba de combustível etanol aditivado

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

5 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Moises 26 de junho de 2018

    Realmente o desempenho e a economia são bem perceptíveis.

  • Agno 6 de junho de 2018

    Abasteci com etano aditivado meu carro teve um bom desempenho e economia continuarei abastecendo assim.

  • MARCIO GIMENEZ 2 de junho de 2018

    1a vez que abasteço com etanol aditivado. E a 1a pessoa a perceber, foi meu filho. A princípio, achamos que o motivo foi manutenção preventiva e a mesma havia surtido efeito. Rodando + , percebi melhora no desempenho, inclusive em longas subidas. No final, ainda, obtive maior autonomia. Irei continuar.

  • Lucas 4 de maio de 2018

    Temos 2 carros flex em casa e só utilizamos etanol aditivado antes era encontrado somente no Shell porém o ipiranga acabou de disponibilizar também.
    Acho legal por ter anti-corrosivo e lubrificantes além dos aditivos que mantém a linha de combustível sempre limpa já que o etanol tem poder de lubricidade zero.
    Após alguns tanques percebi o ruído do motor mais abafado e funcionamento mais liso em relação ao etanol comum .

  • David 23 de março de 2018

    Abastecia é não gostei do desempenho

Deixe um comentário