Você conhece as famílias de automóveis?

Conhecer as conexões entre as marcas pode te ajudar a economizar uma nota na hora de comprar peças de reposição

Por BORIS FELDMAN25/06/18 às 10h10

Você conhece o “parentesco” entre diversos automóveis? Vale a pena – até para o seu bolso – saber que existem famílias de automóveis.

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O “parentesco” resulta de compra, fusão ou parceria entre grandes empresas da indústria automobilística. Quanto mais disputado o mercado, maiores os custos para fabricar um carro. Lançar um novo modelo representa investimentos de centenas de milhões de dólares e se o volume de vendas não bater com as previsões, o prejuízo é certo. Modelos “irmãos” ou “primos” foram desenvolvidos sobre uma mesma plataforma para reduzir investimentos.

Então, as empresas do setor (“holdings”) possuem diversas marcas que competem como concorrentes no mercado. Na França, por exemplo, Peugeot e Citroën pertencem à PSA. Que tem fábrica no Brasil e segue aqui a mesma estratégia: são concorrentes e seus modelos, apesar do design diferente, compartilham componentes mecânicos para reduzir custos. Exatamente como Hyundai e Kia na Coreia do Sul. A Fiat virou Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e divide plataformas entre modelos Fiat, Lancia, Alfa, Dodge, Jeep e Chrysler.

O grupo Volkswagen tem mais de dez marcas, algumas dividindo mesma mecânica: Volkswagen, Seat e Skoda, por exemplo. Audi também entra no compartilhamento de plataformas. BMW detém outras duas marcas, Mini Cooper e Rolls Royce.

Mas existem também parcerias específicas. As empresas não alardeiam, mas um mesmo motor (THP 1.6) foi desenvolvido para a PSA e BMW. Isto significa que, ao se abrir o capô de quatro modelos completamente distintos (Citroën, Peugeot, BMW e Mini), pode-se encontrar exatamente o mesmo motor.

Antigas parcerias podem também resultar em componentes semelhantes entre marcas que já não têm mais nada a ver entre elas. Aqui mesmo no Brasil, muitos componentes do Ford Focus são similares aos do Volvo V40. Pois a Ford foi proprietária da marca sueca no passado e desenvolveu plataformas únicas para seus modelos.

Para o consumidor, é conveniente ter conhecimento das famílias de automóveis pois, ao comprar uma peça de reposição, se estiver em falta na concessionária da marca, pode-se recorrer à “prima”. Além disso, uma peça do Focus custa um terço da mesma de um Volvo. Componentes do VW Golf custam menos que os do Audi A3, ambos fabricados no Paraná. E do motor THP do Citroën tem preço inferior ao de um Mini Cooper.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

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