Como dirigir carro automático: 7 coisas que você deve fazer

Para os novatos do automático, saiba que o N tem hora, o P deve vir depois do freio, e tem que checar o fluido sim

cambio automatico corolla 2018 66
Por AutoPapo
Publicado em 05/12/2018 às 15h13
Atualizado em 17/12/2019 às 14h29

Como dirigir carro automático? Com a popularização cada vez maior do câmbio automático, muitos motoristas estreantes ficam cheios de dúvidas na hora de operar o veículo. O sistema, afinal, é muito diferente do manual, mas não deixa de exigir conhecimento e cuidado por parte do condutor. Por isso, fique esperto com estas dicas sobre o câmbio automático.

como dirigir carro automático

1. Nunca engate o R ou P com o carro em movimento

A primeira das dicas sobre o câmbio automático parece óbvia, mas não estamos falando do caso em que o carro está em alta velocidade e alguém inventa de engatar a ré. O problema é o veículo estar se deslocando devagar, quase parando em um engarrafamento. Se, em um manual, já daria para puxar o freio de mão ou colocar a ré para manobrar, isso seria um tranco para o câmbio automático.

2. Use o freio motor

Não se deve engatar o N na hora de passar por trechos em declive. O Neutro é como a “banguela” (ou ponto morto) de um carro manual. Isso coloca uma exigência maior nos freios, que vão ter que segurar o peso do veículo sozinhos. Por isso, deve-se tirar o câmbio do D (Drive) e colocar em uma marcha mais forte, como a terceira ou quarta. Assim, a caixa de marchas vai ajudar a segurar o carro, o que se chama “freio motor”. A prática também evita o desgaste anormal da caixa, já que, na maioria dos casos, o N interrompe sua lubrificação.

transmissao automatica cambio automatico oleo dicas sobre o câmbio automático

3. Para estacionar em um morro, primeiro é o freio de estacionamento

Quando se estaciona um carro automático em um morro, subida ou descida, há um detalhe importante que deve ser observado. A primeira ação é acionar o freio de estacionamento (o freio de mão) e, só depois, colocar a alavanca na posição P (Parking). Mas, na hora de sair, a operação se inverte: primeiro, deve-se colocar a alavanca em D (Drive) e, só depois, solta-se o freio de mão. Obedecer essa sequência é fundamental para evitar que a alavanca do câmbio automático trave na posição P devido ao peso do veículo.

4. Pode ser necessário trocar o óleo do câmbio automático

Alguns veículos automáticos dispensam a necessidade de se fazer a troca do óleo do câmbio. O manual do proprietário deve ser consultado para saber se o modelo em questão tem essa exigência. E, mesmo para os carros que a dispensam, é preciso fazer uma checagem periódica no nível do fluido, já que é possível que surja um vazamento.

5. Engatar o N quando parar no sinal ou engarrafamento?

Deve-se, ou não, engatar o N (Neutro) quando o carro para em um sinal ou engarrafamento? A resposta é sim, pode-se colocar, pois muitos veículos já fazem isso sozinhos, e engatam o D (Drive) novamente quando o motorista pisa no acelerador.

dicas sobre o câmbio automático

6. Use os dois pés para os dois pedais

O costume de se usar apenas o pé direito para dirigir um carro automático está relacionado ao nosso passado com carros manuais. Entretanto, com um pedal a menos, não faz sentido deixar o pé esquerdo descansando, e é possível acelerar com o direito e dedicar o canhoto ao freio. Só não mude sua forma de dirigir de repente, nem faça a experiência em alta velocidade. No início, o pé esquerdo não estará acostumado à delicadeza que o pedal de freio exige, e vai produzir trancos. Mas, com a prática e o tempo, ele se acostuma com a nova tarefa.

7. Câmbio automático e automatizado são coisas diferentes!

Por fim, é preciso entender a diferença entre os câmbios automático e automatizado. No primeiro, não existe embreagem, e sim um conversor de torque. Mas o segundo tem, sim, uma embreagem no sistema,pois a caixa é exatamente a mesma de um carro manual. A diferença é que, no automatizado, ao invés de ter um motorista operando o sistema, há um computador fazendo a mesma função.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
83 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
EDSON GOMES MARTINS 15 de março de 2024

Meu carro é da FIAT. Perguntei no wathsapp qual o correto, e o fabricante me informou que os pedais ficam mais à direita, e que devo acelerar e frear com o pé direito. Obrigado pelas suas opiniões.

Avatar
Magda 11 de abril de 2023

Usar o pé esquerdo no freio certamente dará problemas no quadril a médio prazo.
Sou nova usuária de aut e já percebi que essa matéria é ruim.

Avatar
ANDERSON CARDOSO 23 de fevereiro de 2023

Com todo respeito, se for ficar passando marcha não faz sentido um carro automático, portanto colocar no N (neutro) toda vez que parar o carro no semáforo, numa esquina ou no transito é para carros mecânicos e não automáticos. Além do mais, todo mundo sabe que para dirigir carro automático tem que “amarrar a perna esquerda” e usar só a direita. Em um carro mecânico fazemos isso, a perna esquerda é só para usar a empreagem, se não tem embreagem então usa o pé direito apenas… pra quê mudar? Para frear de forma suave, use a perna direita mesmo porque você tem mais controle e precisão (se você é destro). Se você dirige carro mecânico então vai acabar bagunçando a memória muscular das pernas e se atrapalhar todo caso comece a usar a perna esquerda para pisar no freio no carro automatico. Tem muita informação boa aqui nessa página, mas deixo as minhas ressalvas.

Avatar
Taise de Freitas 31 de março de 2022

Gostei das dicas!

Sou canhota e já fui criticada por dirigir meu carro automático utilizando os dois pés(esquerdo no freio e direito no acelerador), e me sinto muito mais segura dirigindo assim. Realmente para mim n faz nenhum sentido isolar a perna esquerda, a qual possuo mais habilidade, para utilizar apenas a direita.
Outra questão com relação a colocar no Neutro em casos de se estar com o carro parado, porém ligado, tb está correto, pois se mantiver no Drive, o carro trava e só destrava se desligar e ligar novamente.

Avatar
Cássio Oliviera 26 de fevereiro de 2022

Tenho carro automático e aprendi a dirigir em um Ford Galaxie 1969, mas com a modernização dos câmbios resolvi entrar para ler a matéria e pegar algumas dicas.

Eu creio com toda certeza que a pessoa que escreve não dirigi carro automático, deve ter lido copiado e colado esta matéria de um outra lesado. Texto pequeno com muita besteira.

Galera que esta começando agora com Cambio automático. busquem informações e dicas de direção de seus fabricantes. (eu creio que não seja seguro trabalhar com os dois pés em carro com cambio automático) Assim como temos instintos primitivos dirigir sempre será pé direito acelerador e freio.

Avatar
Marcelino Andrade 2 de julho de 2023

Obrigado pelo pensamento a considerar o instinto pois vejo ele associado ao reflexo na direção

Avatar
André Vitorino 29 de janeiro de 2022

Não concordo com a forma que a reportagem esclarece quanto ao fato de parar o carro. Pelo que eu aprendi e vejo tanto no dia a dia quando estou junto com amigos que tem carro automático é que ao parar o carro, você deve pisar no freio com o carro em D e puxar o freio de mão, depois colocar o carro em N e soltar o freio, pois assim o peso do carro vai ficar concentrado no freio de mão. Em seguida pisar no freio e colocar o câmbio no P.

Avatar
Cássio Oliviera 26 de fevereiro de 2022

correto isto mesmo… é a maneira mais correto inclusive alguns carro tem descrito em seu manual. Da mesma forma para sair com o carro o processo é inverso.

Liga ao carro trás a alavanca de Parking para Drive, pisa no freio e solta o freio de mão.

Avatar
Sebastião 6 de novembro de 2021

Nunca vi tanta asneira numa matéria. Esse cara tá dopado. Não se usa o pé esquerdo num carro automático, esquece o pé esquerdo. E desgasta o câmbio se ficar mudando para o N a cada parada em semáforo. Ele devia guardar só para ele essas baboseiras pra não induzir os desinformados ao erro.

Avatar
Lucas Silva 13 de agosto de 2021

Quem escreveu isso aí devia estar muito louco. Ele RECOMENDOU usar os dois pés para frear e acelerar um carro automático. Isso PODE CAUSAR ACIDENTES!
Mas sempre tem um “Ah, mas eu uso os dois pés”, ok, você pode fazer isso por sua conta e risco, mas a recomendação é de que se deve usar APENAS um dos pés. Imagina uma situação de alto estresse em que você precisa frear o carro bruscamente. Você corre o risco de não conseguir parar o carro, por pisar, no impulso, nos dois pedais.

Avatar
Paulo 24 de outubro de 2021

Jovem…os dois pés que ele fala é em relação a usar o pé esquerdo no freio e o direito no acelerador, em câmbio manual a maioria das pessoas usa o pé esquerdo na embreagem e o direito para o freio e o acelerador.

Avatar
Como seria serto parar um carro automático 29 de novembro de 2022

Gostaria de saber e aprender

Avatar
JOCIELI 16 de julho de 2021

Gostei muito das dicas. Dirijo há muito tempo utilizando os dois pés. Trabalho com carro e para a nossa saúde física é ótimo. Não cansa tanto e se você conseguir distinguir bem a situação e acostumar-se da para fazer dessa forma. A questão é que só tirei a habilitação e não peguei mais o manual. Por isso para mim é mais fácil. É como patinar e não da para confundir não rsrs

Avatar
Gilmar 30 de junho de 2021

Olá, tudo bem?
Posso deixar o carro automático estacionado na minha garagem com a alavanca na letra N sem acionar o freio de mão?
Obrigado.

Avatar
Acho k nao 29 de julho de 2023

Acho k não

Avatar
AFONSO H V GUEDES 19 de março de 2021

Que estupidez recomendar freiar com o pé esquerdo. Mesmo nos carros mecânicos vc é obrigado a usar o pé direito para acelerar e frear qdo necessário por motivos óbvios. Para que nunca aperte os dois comandos simultaneamente, o que pode ocorrer, em situação de estresse.

Avatar
MURILO 8 de janeiro de 2021

Meteram o louco! Nunca se deve usar os dois pés em carros automáticos, é muito arriscado. Pe esquerdo só se utiliza para embreagem.

Avatar
Arnaldo Luiz Pittoli 15 de dezembro de 2020

Possuo um carro automático a pouco tempo,dias atras parei o carro no acostamento por uns dez minutos,por uma distraçâo minha ao inves de colocar na letra N de neutro eu deixei na letra D e puxei o freio de mão,essa atitude prejudica o cambio? muito obrigado.

Avatar
Fernando Cesar 1 de novembro de 2020

Li a matéria sobre utilização correta do Câmbio Automático. Porém nos itens 5 e 6 discordo do que foi informado. No item 5 sobre colocar no N quando está em congestionamento, isso faz com que haja desgaste excessivo por falta de lubrificação dos componentes do câmbio. A vida útil reduz em mais de 60% se fizer esse procedimento usualmente. Quanto ao item 6, dirigir usando os 2 pés, foi perigosa a orientação, porque no caso de necessidade de frear bruscamente, o condutor terá por instinto apertar os dois pedais ao mesmo tempo, um freando e outro acelerando, o que vai agravar o risco de acidente. Vemos inúmeros casos da pessoa confundir o pedal do acelerador com o do freio e invadir lojas, prédios, garagens, porque trocou os pedais. Imagina se tiver o hábito de usar os dois pés, um em cada pedal. Acidente na certa. Essa é minha opinião com experiência de mais de 30 anos de CNH profissional.

Avatar
Jorge Miguel 29 de junho de 2020

Meu amigo eu tenho uma pagero 2006 Dissel automático eu tenho um probleminha toda as vezes que estou sobindo uma ladeira ela comenta a temperatura eu sempre passo para a terceira marcha se tiver na quinta força muito não sei como fazer dá uma força aí pra mim

Avatar
Lucilia romana vieira 20 de maio de 2020

Olá. Comprei um carro automatico. Citroen c3 . No primeiro momento achei fácil. Mâ a minha dúvida e quando tenho que trocar a marcha. Porque o carro muda sozinho. Se que a re tenho que mudar. E de quanto tempo tenho que ver o câmbio. Se na tá estragando. Tenho carta a 14 anos. Mas só agora que vou dirigir de verdade. Quais são os risco. Obrigada.

Avatar
Maxwell 16 de maio de 2020

Olá, meu carro estava estacionado com o câmbio na função park e acabaram batendo na traseira dele o fazendo se deslocar alguns metros. Por ele estar na função park, existe a possibilidade de dar algum problema no câmbio? Obrigado

Avatar
António Naiene 7 de março de 2020

Muito obrigado com as dicas vão me ajudar

Avatar
Valdemir 23 de fevereiro de 2020

Muito bom eu tenho uma Zafira 2005 eu tava em dúvida como operar

Avatar
Nonato 19 de janeiro de 2020

Sou estreante, comprei um creta,. Ouvi muitos relatos distintos..fiquei confuso….vou ler o manual.logico. so isso não basta?

Avatar
Eduardo Vasconcellos 1 de novembro de 2019

Dirigia uma Pajero full 2002 na estrada e pus em Neutro apenas para sentir o carro , ( tinha acabado de comprá-lo!) Quando voltei para i Drive , um barulho enorme no motor apareceu e o carro perdeu força ! Acho quecrakvez o motor morreu quando pus no Neutro , o que pode ter acontecido !?

Avatar
Ary 20 de setembro de 2019

Bom dia estou comprando um carro automático e não manjo muito bem como dirigir um carro automático

Avatar
Arivaldo 31 de julho de 2019

Muito bom essas dicas. Obrigado

Avatar
Paulo 15 de abril de 2019

No momento ainda não tenho nem um comentário sobre isso

Avatar
Gabriel 4 de janeiro de 2019

Não tem nada de errado com a matéria!! Os comentários é que tem um tanto de baboseiras. O pedal do freio está, sim, bem ao lado do acelerador, mas é bem mais largo, justamente para dar a opção de usa-lo com a perna direita ou esquerda. O perigo de usar a esquerda só existe para quem está acostumado com o cambio manual (claro, e também para aqueles que dirigem carro automático a dez anos mas nunca se atreveram a usar a esquerda). A perna esquerda pode ser condicionada a usar o pedal de freio corretamente, mas como alertou o autor isso deve ser feito paulatinamente, e em baixa velocidade. Também ficou claro que o N nunca deve ser usado com o carro em movimento, mas com ele parado pode sim! Se você estiver na posição D e pisando no freio, com o carro parado, o sistema motriz está forçando o carro a se movimentar enquanto o freio está forçando para mante-lo parado. Isso é desperdício de energia e desgaste desnecessário dos componentes! Pra mim parece bem óbvio, é só pensar ao invés simplesmente agir como a maioria (dos brasileiros que não estão acostumados com carro automático),

Avatar
Lu 26 de janeiro de 2019

Perfeito

Avatar
arai 23 de julho de 2020

Morei algum tempo no Japão e lá é obrigatório trocar/tirar habilitação para poder dirigir mesmo que já tenha. E por lá existe habilitação para AT e MT distintas (AT é mais fácil de obter – mas só poderá dirigir carros AT, já quem tiver uma MT pode dirigir os dois tipos). Para trocar tem de frequentar auto escola, estudar leis locais de trânsito para fazer testes teóricos e práticos depois (como no Brasil). Eu nunca tinha dirigido carro automático e optei por usar as duas pernas, e como foi mencionado, levei (e provoquei ao instrutor) susto na primeira freada, pois fui com tudo no pedal de freio por hábito de uso de embreagem. Mas logo me acostumei e consegui me virar e obter habilitação.

Avatar
Nilson 20 de maio de 2022

Concordo. Quem fala contra usar o pé esquerdo no freio é porque ainda não se acostumou direito. Depois q se acostuma fica uma maravilha. Usar o Neutro no semáforo não tem problema algum de lubrificação é a mesma coisa de deixar em Neutro no cambio manual.

Avatar
Daniel 5 de dezembro de 2018

Lógica. Não se pode acelerar e freiar ao mesmo tempo, por isso o pé direito serve para ambas as funções. Ou você esta fazendo uma coisa ou outra… ??‍♂️

Avatar
Darlene 15 de outubro de 2018

Ta de brincadeira!!! Depois mulher q nao sabe dirigir…

Avatar
Sérgio 22 de junho de 2018

Rs, se o autor dessa reportagem decidir dirigir um veículo automático, aparentemente pela primeira vez e seguir as próprias dicas, notará que o pedal do freio está posicionado no mesmíssimo lugar de sempre, juntinho do acelerador, o que o deixará numa posição extremamente desconfortável e arriscada.

Avatar
João batista 21 de junho de 2018

Algumas dicas não são corretas. Principalmente frear como pé esquerdo, pois é muito perigoso.
Mas tá valendo. Se a intenção é boa

Avatar
Arthue 21 de junho de 2018

Meu Deus…Alguns itens se salvam mas outros pura bobagem…..

Avatar
Jean sa 21 de junho de 2018

Muito salutar as informações é necessárias a quem tem carro automático é não tem informações.

Avatar
Reinaldo Cavalcante 21 de junho de 2018

Está claro que quem escreveu esta matéria não lê o manual do carro, e nem é atento, a maioria dos carros tem um descansa pé instalado por não haver necessidade de usar o pé esquerdo, e quando está parado o correto é colocar no P, por já iso ajuda a até a frear o carro impedido uma possível colisão.

Avatar
Nilson 21 de junho de 2018

Certeza amigo vc tá com razão o cara tá mau informado

Avatar
Luis Silva 5 de dezembro de 2018

Amigos, desculpa, mas este tipo de informação descrita no manual do proprietário é mais argumento de venda para iludir o comprador a ter um carro automático para descansar o pé, provavelmente por ainda não terem arrumado um argumento plausível para justificar o valor do veículo automático.

Avatar
Rodrigo a 30 de abril de 2019

Então me diz quando fazemos uso do N?

Avatar
Jailson Lima de Bitencourt 28 de setembro de 2020

Quando for precisar ficar muito tempo parado ou estiver fazendo algum reparo em que é necessário o veiculo ficar ligado, até mesmo para verificar o nível do fluido do cambio (caso seja de vareta) e dependendo do modelo do carro.

Avatar
Tânia 2 de outubro de 2020

Eu aprendi com alguns videos que tem no YouTube, os caras que entendem de câmbio automático, dizem que devemos usar o N ao estacionar o carro, depois que parar pôr no N, puxar o freio de mão, soltar o freio do pé para estabilizar o carro, ou seja o peso do carro é segurado pelo freio de mão, depois pisa de volta no freio e aí que põe o câmbio no P e desliga. SE não fizer isso, não por no N pra estabilizar e já pôr o câmbio direto no P, força o câmbio o que pode desgastar quebra o câmbio hora ou outra. Uns recomendam que façam isso quando parar em aclive ou declive, outros falam pra sempre fazer isso em qualquer tipo de lugar que vai deixar o carro. Eu uso sempre o N ao estacionar e depois desligar, pois todo cuidado é pouco, e se estragar o câmbio dói no bolso depois, muitos quebram o câmbio por não ter esse cuidado.

Avatar
miguel 27 de outubro de 2020

Apenas para fazer manutenção no carro, ou para ser rebocado se preciso for!

Avatar
Marcus 21 de junho de 2018

Usar os dois pés em carros automáticos foi o fim, dirijo automático há mais de 10 anos e é a primeira vez que leio uma matéria dessa. Sem noção…..

Avatar
Marcello 4 de julho de 2018

Vdd…tá loco, dirigir automático com os dois pés pode causar um grave acidente, automático só se usa pé direito

Avatar
Luis Silva 5 de dezembro de 2018

Amigos, dirijo frequentemente um automatizado, um automático e eventualmente um manual, e nunca tive problemas em usar os dois pés (um para frear e outro para acelerar) e digo mais, no meu caso, avalio que a frenagem com o pé esquerdo fica até mais rápido depois que se está habituado.

Avatar
Nilson 20 de maio de 2022

Quem fala contra usar o pé esquerdo no freio é porque ainda não se acostumou direito. Depois q se acostuma fica até mais seguro.

Avatar
Claudio ozan 20 de junho de 2018

Já tive 2 corola automático e sei que jamais poderá usar o pé esquerdo pra pisar no freio se vc tentar estacionar usando o pé esquerdo no freio vc da soco as vezes até bate não sei os outros carros mas o corola tem até pedal de descanso pro pé esquerdo essa matéria tem coisa furada kkkk

Avatar
Bruno Chaves 24 de março de 2019

Uai… Soco? Ando muito de kart e o domínio do freio com o pé esquerdo é perfeito, no kart não tem coco freiar com o pe direito. Já ouvi falar que pilotos de corrida de automóveis freiam com o pe esquerdo também.

Avatar
Eduardo 20 de junho de 2018

Quanta asneira nessa reportagem… vSF!

Avatar
David Calixto 20 de junho de 2018

Meu Deus! Quem escreveu tanta asneira???? Usar os dois pés. Colocar N com o carro parado…. No próprio manual diz pra não fazer. Pois no momento que se coloca no N a lubrificação para. Senhor! Apaga essa matéria enquanto é tempo!

Avatar
Rodrigo Cardozo 6 de setembro de 2018

Nem sempre… Cópia do Manual da Peugeot:
“Para limitar o consumo de combustível durante uma parada prolongada com o motor em funcionamento (engarrafamento…), posicione a alavanca de marchas na posição N e acione o freio de estacionamento”.

Avatar
Glauber 1 de setembro de 2020

Concordo! Nada de por o carro em N no sinal fechado. O sistema foi desenvolvido pra isso.

Avatar
Nilson 20 de maio de 2022

Quem fala contra usar o pé esquerdo no freio é porque ainda não se acostumou direito. Depois q se acostuma fica uma maravilha. Usar o Neutro no semáforo não tem problema algum de lubrificação é a mesma coisa de deixar em ponto morto no cambio manual.

Avatar
José Fernando affonso 20 de junho de 2018

Muito bom

Avatar
José Humberto 20 de junho de 2018

Esse cara tá de brincadeira colocar na N quando estiver no sinal. É só ler no manual. Não pode fazer isso.

Avatar
Rodrigo Cardozo 6 de setembro de 2018

Nem sempre… Cópia do Manual da Peugeot:
“Para limitar o consumo de combustível durante uma parada prolongada com o motor em funcionamento (engarrafamento…), posicione a alavanca de marchas na posição N e acione o freio de estacionamento”.

Avatar
ANTÔNIO TOMAZ GONZAGA 20 de junho de 2018

Acompanho a dicas de vocês direto no rádio.
Espero novidades e sugestões com relação a carro flex com instalação de kit gás..
Forte abraço auto papo..!!

Avatar
HILDEBRANDO J O TRINDADE 20 de junho de 2018

Prbens informacao valorosa… obgdo

Avatar
Eudeir 20 de junho de 2018

Para estacionar em Morro ou em qualquer outro local procedimento correto é, primeiro passo colocar em N depois acione o freio de estacionamento em seguida tire o pé do freio e coloque em P simples assim.

Avatar
Ridrigo 21 de junho de 2018

Em qualquer terreno
Pare o carro coloca no p depois puxe o freio de estacionamento. So depois tire o pe do freio
O cambio no p carro fica engatado nao anda
Tem carros que se a alavanca nao estiver no p a chave nao sai da igniçao

Avatar
Renan 21 de junho de 2018

Sim correto mas a sequência eh sim a que o eudeir citou pois só assim a cx alivia o peso..

Avatar
Ernesto 21 de junho de 2018

Negativo. Se você não passar pelo N antes, o peso recai sobre a transmissão e não sobre o freio de estacionamento. O Eudeir está correto!

Avatar
Ricardo Costa 5 de dezembro de 2018

Perfeito! Está maneira do Eudeir é a mais correta.

Avatar
Glauber 1 de setembro de 2020

O Eudeir está correto. Dirijo meu carro assim desde zero. Estudei muito sobre câmbio automático (como usar de forma correta) e você precisa por do Drive para o Neutro, e em Neutro puxar o freio de mão. Eu ainda solto o pé do freio depois de prender o carro no freio de mão e ele dá aquela descida. Depois disso ponho em Parking na maior tranquilidade. O peso do carro ficou no freio de mão e não na caixa automática.

Avatar
Antonio Lima 20 de junho de 2018

Boa xará!!

Avatar
Antonio Lima 20 de junho de 2018

Não aconselho colocar em N no sinal vermelho e muito menos, usar o pé esquerdo p o freio – muito perigoso! – O resto tá de boa!!

Avatar
Nilson 20 de junho de 2018

Claro que não se deve por no n nos faróis ,o descaste é muito maior tá no manual…cara que escreveu tem que ler mais

Avatar
Rodrigo Cardozo 6 de setembro de 2018

Nem sempre… Cópia do Manual da Peugeot:
“Para limitar o consumo de combustível durante uma parada prolongada com o motor em funcionamento (engarrafamento…), posicione a alavanca de marchas na posição N e acione o freio de estacionamento”.

Avatar
pedro 20 de junho de 2018

quem escreveu esta material e muito burro.cara ate quem nao sabe dirigir.faz favor vai falar alguma coisa que si apreoveite tonto

Avatar
Analfabeto vai aprender escrever primeiro 20 de junho de 2018

Burro

Avatar
Joao Aguiar 20 de junho de 2018

obrigado pela informação a respeito da troca do oleo de cambio.

Avatar
Daniel 20 de junho de 2018

No caso da dica do declive, passar para o manual já com velocidade considerável, não vai danificar o câmbio?Ou o câmbio manual assume a mesma marcha que estava no “D” no momento da troca?

Avatar
Eduardo 4 de setembro de 2018

Essa é uma informação importante. Como dizem que no m ele inicia na primeira, se o carro estiver com velocidade será o desastre. Alguém tem orientação?

Avatar
Rodrigo Cardozo 6 de setembro de 2018

Na opção Manual, quando em movimento, ele assume a marcha que estava no modo Drive… Nunca ouvi falar de um carro em que o câmbio assumiria a !ª nesta situação (até acho que não existe, pois seria insana esta opção…).

Avatar
Antonio 20 de junho de 2018

A redação do item 5 induz a erro. Poder não é dever. Não estou lembrado de nenhuma publicação tradicional com esta recomendação. Também nunca a li em nenhum manual dos carros que tive. Se você quer cuidar do seu câmbio automático as sugestões são poucas e óbvias: respeite a capacidade de carga e tração do carro; não engrene com o motor acelerado; troque/verifique periodicamente fluido e filtro e não “queime fricção” nas subidas.

Avatar
Rodrigo Cardozo 6 de setembro de 2018

Cópia do Manual da Peugeot:
“Para limitar o consumo de combustível durante uma parada prolongada com o motor em funcionamento (engarrafamento…), posicione a alavanca de marchas na posição N e acione o freio de estacionamento”.

Avatar
EDUARDO BORGES 20 de junho de 2018

Legal. amo dirigir carro automatico

Avatar
luiz antonio aliberti 20 de junho de 2018

Finalmente o blog reconheceu que tem sim que fazer a troca do óleo do câmbio. É o caminho mais rapido, pratico e barato de resolver alguns problemas ou PREVENIR futura dor de cabeça.

Avatar
Paulo sergio 20 de junho de 2018

É muita baboseira, coisa de quem não tem o que fazer.

Avatar
Deixe um comentário