Você usa o cinto de segurança no banco de trás?

Você sabia que, quem não se afivela no banco de trás, coloca também em risco os passageiros na dianteira? O Boris comenta.

Por BORIS FELDMAN25/10/17 às 17h54

Você sabia que, quem não se afivela no banco de trás, coloca também em risco os passageiros na dianteira? O Boris comenta.

A concessionária da rodovia BR-116, que liga São Paulo a Curitiba, fez uma pesquisa com o uso de vídeo-câmeras para ter ideia do comportamento do motorista e passageiros.

O resultado, infelizmente, confirma o que já se imaginava: 1% de quem está ao volante não usa o cinto de segurança. Um percentual quase simbólico, mas que, ainda assim, assusta.

Leia mais: Pesquisa indica erros que ainda colocam motoristas em risco

No entanto, o pior é em relação aos passageiros do banco traseiro: 48%. Ou seja, quase a metade dos passageiros que vão atrás não usam o cinto. Não se sabe o motivo disso, porque, pela legislação, todos os ocupantes devem se afivelar.

Seu uso é importante até mesmo para a proteção do motorista e do passageiro que vão na frente, que deveriam alertar os demais. Isso porque, no caso de um impacto, os passageiros que vão no banco traseiro são arremessados com o peso de toneladas contra os que vão na frente.

banco de trás cinto de segurança banco traseiro

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário