[Ouviu na rádio?]Yaris: mais uma”sinuca de bico” das fábricas

A chegada do Toyota Yaris ilustra bem o impasse que algumas fábricas ficam para situar um novo modelo entre outros dois da linha

Por BORIS FELDMAN25/05/18 às 06h50

O Yaris, que chega em breve, é mais um dos modelos que deixam as fábricas em uma situação delicada na hora de situá-lo no meio dos outros modelos da mesma linha. E isso não é uma exclusividade da Toyota.

Leia mais:

[TRANSCRIÇÃO]

A Toyota está apresentando, ao mercado brasileiro, um novo automóvel, o Yaris, nas versões hatch e sedã. No caso do Yaris sedã, ele vai ficar entre o Etios e o Corolla. E, este é o impasse de várias fábricas: como situar um novo modelo que está chegando entre outros dois da linha? O Yaris sedã, por exemplo, poderia vir com o motor 1.8 do Corolla, mas a fábrica decidiu ficar com o 1.3 e 1.5, semelhantes aos do Etios, para não brigar com o irmão maior. A mesma sinuca de bico da Honda, entre City e Civic: ela deixa de colocar várias tecnologias no City para não interferir nas vendas do Civic. Ou a Ford, que forçava o cliente a optar pelo Fiesta ao não oferecer o câmbio automático no Ka. Ou ninguém reparou que essa opção do automático só apareceu agora no Ka, porque o Fiesta acaba de subir no telhado?

O Yaris
 O Yaris
 O Yaris
o yaris

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

10 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Oslo camargo 27 de junho de 2018

    Prefiro que façam os keycar.

  • FERNANDO 7 de junho de 2018

    Que blog tosco. Textos muito mal redigidos e pouco embasamento técnico. Agora, qualquer um monte um blog achando que conhece a indústria automobilística.

  • Darlan de Oliveira Rodrigues 25 de maio de 2018

    Sejam bem vindos mais uma potência no mercado brasileiro

  • Carlos Minkap 25 de maio de 2018

    Deveriam colocar este Yaris no lugar do Etios.

  • Jão 25 de maio de 2018

    O povo não percebe que a notícia está no player de áudio e não no texto

  • Luis Batista 25 de maio de 2018

    O povo escreve umas reportagens pela metade. Quando a gente pensa que vai ler o desenrolar do texto, ele acaba. Esses posts estão mais para tweets…

  • Greg leone 25 de maio de 2018

    Basta ser Toyota para vender bem nem importa o preço
    Até o feioso Etios já está vendendo de acordo..quem vai sofrer vai ser o medíocre argo..já q o pólo está indo de vento em popa..

  • Renato 25 de maio de 2018

    Tudo pra colocar o yaris mais caro que o Etios.nao vejo grande diferença que justifique coloca lo um acima do Etios. Design não não soma nada no uso do carro.

  • Andre 25 de maio de 2018

    A verdade é que o yaris veio para substituir o feioso ethios. Mesma motorização e praticante o mesmo porte.

    Alguns especialistas vão querer nos enganar falando que é intermediário…

    Problema é que também é feio…

  • Bob 25 de maio de 2018

    Vamos ver se a faixa de preço do Yaris Sedan, se for na casa dos 70 a 80 talvez ficará na prateleira, pois a Toyota está vendendo o Corolla 1.8 CVt por 89k.

Deixe um comentário