Caminhão autônomo: VWCO inicia testes de pesado em canaviais
Constellation 31.280 8x4 é o primeiro caminhão autônomo da VWCO e atuará junto com colheitadeiras, que já são automatizadas
Constellation 31.280 8x4 é o primeiro caminhão autônomo da VWCO e atuará junto com colheitadeiras, que já são automatizadas
O agro é tech, já diz o bordão da televisão. A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) acaba de iniciar os testes com seu primeiro caminhão autônomo, o Constellation 31.280 8×4. O pesado já está no mercado, mas será avaliado em operações automatizadas na colheita de cana-de-açúcar, no interior de São Paulo.
VEJA TAMBÉM:
A escolha de um caminhão para aplicação agrícola para os testes da tecnologia tem seus motivos. O primeiro é que ele irá operar numa área praticamente sem presença humana e outros veículos, sem risco de acidentes. Cenário bem diferente de uma via pública.
O segundo fator é que parte da operação de colheita é autônoma. Fabricantes de máquinas agrícolas já oferecem tratores e colheitadeiras que não dependem da ação direta do condutor e circulam por rotas definidas por geolocalização. O que faltava era combinar com caminhão autônomo.
O Constellation trabalha da mesma forma. Ele conta com sistema de direção elétrica, que é ajustada por um hardware de geoposicionamento, batizado de Real Time Kinematic (RTK). Segundo a VWCO, a precisão da rota é de 2,5 cm. Segundo a fabricante, um controle direcional que seria impossível de ser reproduzido em uma condução humana.
A vantagem do sistema é que ele reduz o impacto da passagem do caminhão pela área de plantio. Pois o tráfego dos veículos na colheita danifica parte das mudas plantadas.
Claro que o motorista segue o caminhão, assim como o operador da colheitadeira. No entanto, sua função se limita a controlar o ajuste de velocidade, mas sem pisar no pedal. Os ajustes são feitos por teclas, semelhante aos assistentes de descida de ladeira, que o motorista ajusta a velocidade com a alavanca da transmissão.
O caminhão autônomo ainda foi equipado câmeras 360°, com visão noturna. A divisão de caminhões da Volks ainda aponta que o sistema tem interface simples, que facilita o controle do operador.
O Constellation 31.280 8×4 foi desenvolvido para aplicações off-road, mas com foco no segmento sucroalcooleiro. O caminhão conta com bitolas alargadas, de 3 metros, justamente para não passar sobre as mudas de cana-de-açúcar e danificá-las.
Com peso bruto total de (PBT) de 42 toneladas, esse caminhão conta com oito eixos, sendo quatro deles motrizes. O torque vem do motor Man D08 de 280 cv, atrelado a uma caixa automática de 12 marchas.
O caminhão autônomo, assim com o convencional, ainda conta com proteções como quebra-mato, peito de aço, escapamento vertical, proteção de radiador, dentre outros equipamentos para aplicação no campo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |